• Matéria: Química
  • Autor: Viniciusmota4602
  • Perguntado 8 anos atrás

Glow sticks ou light sticks são pequenos tubos plásticos utilizados em festas por causa da luz que eles emitem. Ao serem pressionados, ocorre uma mistura de peróxido de hidrogênio com um éster orgânico e um corante. Com o tempo, o peróxido e o éster vão reagindo, liberando energia que excita o corante, que está em excesso. O corante excitado, ao voltar para a condição não excitada, emite luz. Quanto maior a quantidade de moléculas excitadas, mais intensa é a luz emitida. Esse processo é contínuo, enquanto o dispositivo funciona. Com base no conhecimento químico, é possível afirmar que o funcionamento do dispositivo, numa temperatura mais baixa, mostrará uma luz a) mais intensa e de menor duração que numa temperatura mais alta. b) mais intensa e de maior duração que numa temperatura mais alta. c) menos intensa e de maior duração que numa temperatura mais alta. d) menos intensa e de menor duração que numa temperatura mais alta.

Respostas

respondido por: biaams2013
100
Conforme citado no enunciado, quanto maior é a quantidade de moléculas excitadas, mais intensa é a luz.

A excitação do corante depende da transferência de energia que é liberada da reação entre o peróxido e o do éster.

A reação é mais rápida a maiores temperaturas, e mais lenta em temperaturas mais baixa; se a reação entre o peróxido e o éster ocorre de forma mais lenta, menos moléculas de corante recebem energia por intervalo de tempo.

Assim, abaixando a temperatura é esperado menor intensidade de luz e de maior duração, porque demorará mais para as moléculas de corante voltarem do estado excitado ao estado não excitado. 

Resposta: C.
Perguntas similares