Respostas
O coronelismo como prática política e social se enfraqueceu a partir do governo de Getúlio Vargas. Mas o coronelismo influenciou a sociedade brasileira de forma que há a permanência de práticas dessa época, tais como o autoritarismo, o abuso de poder, repressão a adversários, troca de favores e burocratização no acesso a direitos que deveriam ser garantidos à população.
Coronelismo
O coronelismo se consolidou na República Velha. Era um sistema político no qual o poder local estava concentrado nas mãos de um latifundiário. Seu poder aquisitivo garantia um grande número de dependentes ao coronel.
A figura do coronel surgiu no Império, em 1831, com a fundação da Guarda Nacional. O ingresso era por meio de posses, na compra do título, o que garantiu o poder armado dos latifundiários.
O coronelismo tinha como características o autoritarismo, submissão dos dependentes e dos trabalhadores, entre outros. Por meio da troca de favores, como salários, emprego, apadrinhamento de um filho, fornecimento de roupas, de medicamentos e outros, o coronel forçava seus dependentes a votar nos políticos que ele apoiava. Esse tipo de voto era chamado de voto de cabresto.
Leia sobre o coronelismo: https://brainly.com.br/tarefa/2553853
#SPJ2