Uma indústria automotiva faz a pintura de peças de um veículo usando a pintura eletrostática, processo também conhecido como pintura a pó. Nele, a pinça de um braço robótico condutor que segura a peça é ligada a um potencial de 1 kV. A pinça junto com a peça é imersa em um tanque de tinta em pó à 0 V.
A diferença de potencial promove a adesão da tinta à peça, que depois é conduzida pelo mesmo braço robótico a um forno para secagem. Após essa etapa, o robô libera a peça pintada e o processo é reiniciado.
A indústria tem enfrentado um problema com a produção em série: após duas ou três peças pintadas, a tinta deixa de ter adesão nas peças. Uma possível causa para tal problema é:
A) o movimento do braço robótico carregando a peça no interior da tinta gera atrito e aquece o sistema, anulando a diferença de potencial e impedindo a adesão eletrostática.
B) a ausência de materiais condutores faz com que não exista diferença de potencial entre a peça e a tinta.
C) cada peça pintada diminui a diferença de potencial até que, após duas ou três peças pintadas, ela torne-se nula.
D) quando a pinça e a peça são imersas na tinta, ambos entram em equilíbrio eletrostático, o que impede que a tinta tenha aderência sobre a superfície da peça.
E) com o tempo, a pinça acaba ficando recoberta por uma camada de tinta que atua como isolante elétrico anulando a diferença de potencial entre a peça e a tinta.
Qual a alternativa correta e pf uma justificativa fisica pela resposta . Obrigadaaaa
Respostas
letra A não tem nada haver, o atrito não interferirá na abordagem
letra B existe sim material , mas essa não é a causa,
letra C a ddp não diminuirá , só não será conduzida
letra D errada o que impede a aderência não é o equilíbrio, já que a peça precisa de cargas elétricas , pois o tanque está 0 V,
letra E é a correta, pois a pinça ao entrar no tanque perde adesão , pois a tinta é isolante termico, não conduz bem eletricidade
Podemos afirmar que uma possível causa para tal problema é:
E) com o tempo, a pinça acaba ficando recoberta por uma camada de tinta que atua como isolante elétrico anulando a diferença de potencial entre a peça e a tinta.
Para responder corretamente esse tipo de exercício, primeiramente você deve observar que a pinça também fica imersa ao tanque quando coloca a peça, o que significa dizer que ela se isola eletricamente com o tanque de 0 V.
Então, a tinta não é boa condutora de eletricidade, o que faz com que o robô também não seja um bom condutor, já que a adesão é originada pela diferença de potencial.
Como a pinça ao entrar no tanque perde adesão, podemos concluir que a tinta é um bom isolante térmico.
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/14210285