• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

ALGUÉM ME AJUDA NESSE TRABALHO, PRECISO URGENTE!
Os grupos sanguíneos do Sistema ABO, que são um exemplo de polimorfismo genético, foram descobertos no início do século XX (1900-1901) quando o cientista austríaco, Karl Landsteiner se dedicou a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos (Beiguelmann, B. Os Sistemas Eritrocitários. Ribeirão Preto, SP. Funpec Editora, 2003).

Em relação a esse sistema sanguíneo, considere a situação da seguinte família: o pai é do tipo AB, a mãe é do tipo O e possuem três filhos, sendo um filho do tipo A e duas filhas do tipo B.

Sendo assim, pede-se:

a) Explique o que vem a ser polimorfismo genético, considerando o Sistema ABO.

b) Monte um heredograma da família descrita e represente os genótipos dos indivíduos nesse esquema.

c) Explique como deve ser a relação de doação e recepção de sangue entre os indivíduos dessa família, mencionando quem pode doar sangue para quem e pode receber sangue de outro membro da família.

Respostas

respondido por: Neurokellen
7
A) O polimorfismo genético é um termo que designa a multiplicidade fenotípica (formas expressas a partir do genótipo) de uma única característica.No caso do sistema ABO, há 4 tipos sanguíneos distintos entre si. Assim como ocorre no caso do tipo AB a codominância, onde dois tipos coexistem.

B)

C) O pai é um receptor universal podendo receber sangue da mãe e dos dois filhos. Por outro lado a mão é uma doadora universal fornecendo sangue para todos os membros da família, e não pode receber de ninguém, já os filhos, o garoto só pode receber da mãe e doar apenas para o pai, e as meninas podem receber entre si e da mãe e podem doar para o pai.
Anexos:

Anônimo: Muuito obrigada moça!
Perguntas similares
6 anos atrás