• Matéria: Português
  • Autor: goku46
  • Perguntado 8 anos atrás

1) A Respeito do texto 1,Responda:
@)Qua é o tema central do Poema??
B)Explica o título do poema,levando em conta o papel do verme no universo??
2)Indiretamente,o texto 1 faz referência à morte de seres humanos e de outros seres.
@)Que verso do poema demostra o desprezo do eu lírico pelas crenças humanas?
B)Há,no texto,alguma referência a espiritualidade,sentimentos,sonhos??
C)Conclua:Que visão o eu lírico tem da vida e do mundo??
3)Em relação ao texto 2,Responda
@)Qual é o tema central do poema??
B)Qual é o pensamento do eu lírico sobre esse tema?Justifique sua resposta com um verso do poema??
C)Na visão do eu lírico,o que seria necessário para que esse sentimento,em sua forma mais sublime,viesse a existe?Justifique sua responda com um verso do poema??
D)Leia,No glossário,o significado da palavra idealismo e responda; Que relação há entre o titulo e as ideais presentes no poema???
4)Compare os dois poemas quanto à linguagem, à forma e ao conteúdo.
@)Tendo em vista que,no Passado,A poesia privilegiava em vocabulário elevado, considerado de Bom Gosto, responda; Que palavras ou expressões desses texto fogem a essa tradição? De que esfera do conhecimento são essas palavras?
B)O que Aproxima os dois poema quanto à forma????
C)Que efeito resulta da mistura da forma clássica com tema e termos pouco convencionais???

Anexos:

Respostas

respondido por: BiaBomfim
638
Olá,

1 - 

a) O Poema retrata a realidade da morte, sem o miticismo e religiosidade envolvida, somente os vermes, que se alimentam dos corpos.

b) O verme é o responsável por dar continuidade ao ciclo da matéria, já que o corpo vira alimento para o verme, que gera adubo para a terra. Esse papel de dar continuidade ao ciclo da vida é normalmente atribuido a deuses.

2- 

a) "livre das roupas do antopormofismo", esse é a caracteristica de atribuir caracteristicas humanas a natureza.

b) O autor as menciona apresentando como contraponto o que realmente ocorre.

3 -

a) A inexistência do amor .

b) Que é um idealismo . O amor romantico é uma mentira
respondido por: marigiorgiani
125

Resposta da 1. a)

Com relação ao Texto 1 - "O deus verme" -, podemos afirmar que o tema central é a morte e a decomposição do indivíduo como matéria orgânica quando a vida dele se esvai, temática muito comum de se encontrar nas obras de Augusto dos Anjos.

A leitura do texto nos faz entender que esse processo de morte seguida de decomposição é inerente ao ser vivo, e que todos nós passaremos por isso. Não importa nossa cor, classe social ou os bens que temos em nossa vida. No final todos serão consumidos pelos vermes da terra.

Resposta da 1. b)

O título do texto sugere que o verme seja uma entidade divina, já que após a nossa morte, estamos todos sujeitos à decomposição realizada por ele, transformando nossa matéria em alimento.

Ou seja, não há um ser divino ou um acontecimento sobrenatural após a morte do ser humano. Quem define o destino daquele corpo, daquela matéria orgânica, é o verme que está na terra e que fará a decomposição.

Resposta da 2. a)

O verso que demonstra a crítica do eu lírico às crenças humanas é "Livre das roupas do antropomorfismo".

O Antropomorfismo é um conceito filosófico que está associado as formas humanas, ou seja, ele atribui características, sejam físicas, sentimentos, emoções, pensamentos, ações ou comportamentos humanos aos objetos inanimados ou seres irracionais.  

Resposta da 2. b)

Não há, no texto, referência à espiritualidade, sentimentos ou sonhos. É, como a maior parte das obras de Augusto dos Anjos, um texto com atmosfera realista, pesada e fúnebre, sem espaço para sonhos e imaginação.

Augusto dos Anjos não é um autor que trabalha com beleza e delicadeza.  Em seus versos escabrosos, sem esperança e trágicos, surpreende o vocabulário, repleto de termos científicos e antipoéticos com expressões como vomito, vermes, escarro, podridão, cadáveres.

Resposta da 2. c)

Esse autor tinha uma certa obsessão pela morte e um estranho interesse sobre a decomposição do corpo e do papel do verme nesta questão.

Assim, a visão que o eu lírico tem da vida e do mundo é de desprezo e crença de que estamos todos vivos sem qualquer propósito, e que todos morrerão e seguirão o mesmo caminho: O da matéria bruta, da matéria orgânica, a decomposição.

Resposta da 3. a)

O tema central do poema "Idealismo", de Augusto dos Anjos, é o amor, porém o sentimento é tratado como se fosse algo falso e inexistente. Ainda é possível perceber que pelas palavras utilizadas pelo autor, ele deve ter vivido relacionamentos em um certo passado, que o fizeram concluir que o amor é mesmo uma mentira.

Resposta da 3. b)

Assim como as outras obras de Augusto dos Anjos, em Idealismo ele desconstrói o sentimento de "amar", coloca como mais uma coisa inventada pelo homem e que não existe.

O autor tem como objetivo tirar a poesia e a espiritualidade que rodeiam o amor.

Verso do poema:

"O amor da Humanidade é uma mentira.

É. E é por isto que na minha lira

De amores fúteis poucas vezes falo”

Resposta da 3. c)

Para o eu lírico, para que o sentimento amoroso viesse a surgir em sua forma plena e verdadeira a vida precisaria sair de sua base, seu ponto de apoio e o mundo se imaterializarem, tornar-se algo não mais importante, que viesse a óbito, como vemos nos seguintes versos:

"Pois é mister que, para o amor sagrado,

O mundo fique imaterializado".

Resposta da 3. d)

No poema, o eu lírico acredita que o amor só se torna verdadeiro quando o mundo, a realidade da vida, se desfaz. Essa é a semelhança com o Idealismo, que é o termo que se refere à qualquer teoria da filosofia na qual o mundo, a realidade, se desfaz, se imaterializa para que então, no plano espiritual ou subjetivo, possa haver plena compreensão dos assuntos (como o amor no caso do poema).

Resposta da 4. a)

Em ambos os textos podemos encontrar palavras que não são consideradas um vocabulário "elevado", como os termos "verme", "podridão", "caveira" e "sepulcro".

São palavras de esfera popular, voltada ao sombrio e funesto, o que não se espera encontrar em poemas e sonetos.

Resposta da 4. b)

Em relação à forma dos dois textos ("O deus verme" e "idealismo"), podemos perceber que ambos os poemas são sonetos, ou seja, apresentam dois quartetos e dois tercetos.

Resposta da 4. c)

Essa mistura de formas clássicas e temas ou termos pouco convencionais causam um certo estranhamento no leitor, já que resulta numa quebra de expectativa em relação à leitura.

Não é esperado, por exemplo, um vocabulário trabalhado em um texto cujo tema principal é um verme e a decomposição do corpo do homem ´por esse animal.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/12107070

Anexos:
Perguntas similares