A contabilidade é regida por legislação específica, normas e princípios de modo que haja precisão, segurança, ética e transparência nas informações contábeis. A Lei nº 11.638/07, conhecida como a Lei das S.A., modificou diversos aspectos da Lei nº 6404/76 (base da contabilidade brasileira), trazendo as adaptações necessárias para adequação da contabilidade brasileira aos padrões internacionais da contabilidade e evoluindo para atender as demandas da sociedade e das organizações.
Observe a figura a seguir:
Tanto para os profissionais da Contabilidade, como para seus usuários, é fundamental compreender quais foram as razões para as mudanças ocorridas na contabilidade no Brasil, principalmente em relação às demonstrações financeiras. Sobre quais as razões para que a contabilidade no Brasil passasse por processos de mudanças em sua estrutura e de acordo com figura, analise as seguintes assertivas: I - Atender aos interesses das empresas S.A. II - Aumento da importação e exportação. III - Distintas práticas contábeis favoreciam a análise financeira. IV - Influência da globalização e da tecnologia. V - Padronização das leis, regras e estrutura. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Escolha uma: a. As alternativas I, II e III estão corretas. b. As alternativas II, IV e V estão corretas. c. Apenas as alternativas IV e V estão corretas. d. As alternativas I, II e V estão corretas. e. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
Respostas
Bom dia,
A Lei 6.404/76, conhecida como Lei das Sociedades por ação normatiza e orienta as práticas a serem adotas por essas sociedades. Com o advento da Lei 11.638/07, a contabilidade brasileira passou a convergir com as IFRS, ou Normas Internacionais de Contabilidade, buscando uma padronização das normas adotadas no Brasil com o resto do mundo.
Analisando cada alternativa:
I - FALSO - A convergência com as IFRS não busca atender os interesses das SA e sim padronizar a evidenciação de informações, de forma a melhorar a qualidade da mesma para os stakeholders.
II - VERDADEIRO - A evolução do comércio internacional contribuiu para a necessidade da convergência das normas e padronização das práticas contábeis devido ao aumento de transações comerciais de importação e exportação.
III - FALSO - A padronização das práticas contábeis favorecem a análise financeira e a comparação entre as diversas empresas.
IV - VERDADEIRO - A evolução tecnológica e crescimento da globalização permite uma fluxo de informações maior e mais rápido favorecendo a convergência entre as práticas.
V - VERDADEIRO - A principal intenção da Lei 11.638/07 é a convergência das Normas adotadas no Brasil com aquelas elaboradas pelo IASB, conhecidas como IFRS ou Normas Internacionais de Contabilidade.
Resposta Correta: LETRA B
Resposta:
As alternativas II, IV e V estão corretas.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA