• Matéria: História
  • Autor: MathuesDoug1577
  • Perguntado 8 anos atrás

texto abaixo é um documento medieval atribuído a Afonso X, monarca de Castela e Aragão durante o século XIII. Nesse documento estão descritas algumas das características da relação feudo-vassálica nesses reinos. Leia-o com atenção e depois responda às questões propostas: “Feudo é o benefício dodo pelo senhor a olgum homem porque se tornou seu vossolo, lhe fez homenagem de ser-lhe leal, tomou este nome de fé que deve o vassalo guardar ao senhor. São duas as formas de feudo; uma é a outorga, uma vila, ou castelo, ou outra coisa que se constitua um bem de raiz e este feudo não pode ser tomado do vassalo a não ser se falecer o senhor com o qual tratou ou se fizer algum erro pelo qual o deva perder [...] Outra maneira é o chamado feudo de a) Como o texto define feudo? Quais eram os dois tipos de feudo apontados no texto? 0 texto não designa expressamente senhorio ou domínio. Quais seriam as diferenças entre o feudo e o senhorio? rido e esposa trabalham no comércio de ouro, anônimo. Iluminura, século XV. (detalhe) c) Considerando essas imagens, como se pode caracterizar o feudalismo do ponto de vista econômico? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: BiaBomfim
77
Olá,

O Feudo no texto é caracterizado como um benefício concedido ao vassalo pelo senhor feudal (não denominado assim no texto), que lhe deveria juramento de lealdade.

São dois tipos, sendo o primeiro constituído de  outorga, vila e Castelo e bens considerados de raiz e o outro composto por terras de cultivo e criação de gado.

O Senhorio é o local onde se produziam bens indispensáveis para a sobrevivência, como plantações e criações de Gado.

O Feudo eram as terras onde a comunidade feudal vivia, como castelos e vilas.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas similares