A Teologia da Libertação reinterpreta o Marxismo ao seu modo e de acordo com suas exigências teológicas e não apenas políticas ou sociais. Segundo Frei Betto, um dos grandes nomes dessa Teologia, a obra de Marx pode ser lida sob diversas óticas: do materialismo positivista, do existencialismo de Sartre, do estruturalismo de Althusser, da realidade camponesa e indígena do peruano José Carlos Mariátegui. Dentro desse contexto, assinale a opção correta quanto ao conceito de marxismo presente na Teologia da Libertação, de acordo com o texto de apoio (DUSSEL, 2005):
I - Todos os teólogos da libertação utilizam o evolucionismo marxista de inspiração darwinista, presente nas obras de Friedrich Engels, como a "Dialética da Natureza".
II - A vertente mais utilizada do marxismo pelos teólogos da libertação está presente nos escritos de Lenin e Stalin.
III - Percebemos a presença de ideais marxistas no pensamento de Che Guevara, Mariátegui e Sanches Vásquez, e também nos teólogos da libertação.
IV - O marxismo que marcou a teologia da libertação foi o marxismo sociológico e econômico latino-americano da "dependência", que tem em Fernando Henrique Cardoso um dos seus representantes.
V - A teologia da libertação, de certa maneira, usa um certo marxismo, contudo este marxismo nunca é incompatível com os fundamentos da fé.
felipezerwes:
ALGUEM PODE ME AJUDAR AQUI NESSA QUESTÃO?
Respostas
respondido por:
1
por eliminação, acho que as corretas são: III,IV e IV pois a I e II são erradas.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás