• Matéria: Química
  • Autor: minecraftlow26p50zfh
  • Perguntado 8 anos atrás

Em uma atividade experimental, o professor forneceu aos grupos de alunos esferas de cobre de diferentes tamanhos e pediu a eles que encontrassem a densidade da amostra fornecida . Para tanto,um grupo de alunos fez os seguintes procedimentos: * mediu a massa da amostra de cobre fornecida, obtendo um valor igual a 89g. *colocou água em um cilindro graduado (proveta) até uma marca de 30ML. *mergulhou bo líquido a esfera de cobre e notou que o nível da água se descolou para a marca de 40ML.

A) considerando que as amostras fornecidas pelo professor eram de cobre bom puro,ou seja, não havia impurezas (outras substâncias),qual é a importância de vários grupos de alunos executarem medidas da densidade do mesmo metal?

B) qual é o valor aproximado da densidade do cobre obtida pelo grupo de alunos?

C) o procedimento adotado pelo grupo de alunos é útil para identificar metais,mas ele poderia ser utilizado para amostras de açúcar?e de cortiça? justifique sua resposta

Respostas

respondido por: Nataliaalvesdesouza
142
Olá :) 

A) Fazer varias vezes o mesmo experimento tem relação com os conceitos de precisão e exatidão. Precisão indica o quanto os resultados estão proximos um dos outros, já exatidão indica o quão proximo do valor real (valor correto) estão as medições. Quanto mais experimentos feitos com maior precisão, maior será também a exatidão dos resultado. Por isso, é preciso realizar vários procedimentos para aumentar tanto a precisão quanto a exatidão dos seus resultados. 

B) D = m/V 
D = 89/10 = 8,9 g/ml

C) Para o açucar nao seria o método ideal pois ele é soluvel em água, e a mudança de volume da água seria minima dependendo das quantidades de açucar. A cortiça flutua na água, portanto, a diferença de volume antes de coloca-la na água e depois de coloca-la não seria equivalente ao volume da cortiça, portanto, esse método também não é recomendado. 


Perguntas similares