Respostas
Em 1929, os Estado Unidos viviam um cenário de aparente crescimento econômico e prosperidade. Nesse contexto, o governo não interferia nas regras de mercado.
O desenvolvimento industrial foi muito rápido e acabou beneficiado pela intensa mecanização do trabalho, o que acabou alavancando os números do desemprego.
Os Estados Unidos continuavam a exportar muitos produtos industrializados para a Europa. Foi então que o inesperado aconteceu: as ações da Bolsa de Nova Iorque começaram a cair intensamente em 1929 e o mundo todo começou a sentir os efeitos dessa queda.
A crise de 1929 foi uma das piores da história e levou o governo norte-americano de Franklin Roosevelt a implantar o New Deal – um conjunto de medidas que buscava conciliar os interesses da iniciativa privada com a intervenção do Estado na Economia.
Essa crise econômica mundial serviu para fortalecer os Regimes Totalitários, como o Fascismo, na Itália; e o Nazismo, na Alemanha.
Fascismo na Itália - A crise econômica chegou até a Itália. Com medo da expansão do Socialismo, a nação implantou um sistema totalitário que ficou conhecido como Fascismo. Nesse cenário, o país viu a ascensão de Benito Mussolini ao poder. O período foi marcado pela estruturação do Partido Fascista e pela Ditadura Fascista. O Fascismo durou de 1922 a 1939.
Nazismo Alemão – Outro regime que surgiu a partir da grande crise econômica e se consolidou na Europa foi o nazismo, de Adolf Hitler. A crise econômica e social da Alemanha também causou um medo da expansão socialista e favoreceu o poder do nazismo, uma forma de governo dominada pelo sentimento nacionalista e o patriotismo exagerado.
Hitler chegou ao poder em 1933, e logo tratou de reformular as estruturas da sociedade alemã. Ele acabou com as oposições políticas e promoveu o holocausto, grande extermínio de judeus e grupos considerados inferiores.
Essas duas doutrinas totalitárias também influenciaram outros governos do mundo, como a política de Francisco Franco na Espanha, e o governo de Antônio Salazar em Portugal.
Sobre Abalo Capitalista, podemos dizer que se originou nos Estados Unidos, após o outono da Bolsa de Wall Street de 1929, conhecida como Terça-Feira Negra, e rapidamente Estendeu-se a quase todos os países do mundo.
Estendeu-se até o final dos anos 30 ou início dos 40. Foi a depressão mais longa do tempo, de maior profundidade e a que afetou o maior número de países no século XX e século XXI, foi utilizado como paradigma na medida em que uma grave deterioração da economia pode ocorrer em todo o mundo.
Qualquer regime político em que o cotidiano de seus cidadãos seja totalmente controlado pela autoridade única e exclusiva de um partido político é chamado totalitário. É a forma mais drástica de controle estatal e vai muito além dos mecanismos de controle implementados pelas ditaduras, governos militares e governos autoritários.
Durante essa mesma época (1920) o Totalitarismo nos estados unidos enfrentaou uma crise socioeconômica que acabou influenciando tanto no recuo do liberalismo como a ascensão de regimes
As lutas pro-socialista ganharam auge com a Revolução Rusa e a crise do Capitalismo, que muitos anos depois deu a ascenção a Benito Mussolini e o Nacismo em alemnha.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/8132444#