• Matéria: Biologia
  • Autor: AnaPPaula9141
  • Perguntado 8 anos atrás

Durante o ato sexual, um homem libera milhões de espermatozóides no interior do corpo da mulher. Os gametas masculinos deslocam-se, por batimento flagelar, até chegarem na tuba uterina, onde encontram o ovócito secundário recém-liberado. Para manter as características da espécie, é imprescindível que apenas um dos milhões de espermatozóides fecunde o ovócito. Isso é garantido pela a) alteração na permeabilidade da membrana aos íons sódio e potássio, o que provoca a despolarização da membrana do óvulo recém-fecundado. b) presença de glicoproteínas ZP3 na zona pelúcida, que dificulta a entrada dos espermatozóides no óvulo recém-fecundado. c) produção de enzimas pela zona pelúcida, logo após a entrada do primeiro gameta, que destrói a membrana dos demais espermatozóides. d) presença de poucos pontos de entrada de espermatozóides ao redor do óvulo. e) formação de uma malha de actina abaixo da membrana do óvulo depois da entrada do primeiro espermatozóide.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0
Olá!!


A fecundação na espécie humana acontece da seguinte forma. No momento em que o espermatozoide penetra no óvulo, ele estará atingindo a camada mais esterna, conhecida como zona pelúcida. 


Uma proteina em especial, a ZP3 se ligará ao espermatozoide, induzindo o mesmo a liberar suas enzimas , de forma que o material genetico do espermatozoide seja liberado mais rapidamente para o nucelo do óvulo. 

No entanto, para impedir com que outros espermatozoides adentrem o ovulo , algumas proteínas membranares do espermatozoide (fertilizinas) se associam a proteínas da zona pelúcida, e levam a despolarização da membrana do ovulo a íons sódio e potássio. Essa despolarização leva ao impedimento dos outros espermatozoides. 


A alternativa correta é a letra A. 


Espero ter ajudado!
Perguntas similares