Respostas
A ideia de “luz” ou “iluminação” simbolizava uma época em que vários intelectuais elogiavam o uso da razão como um meio eficaz de se compreender o mundo. Nesse sentido, a “luz” da razão representava o oposto das “trevas” impostas pela ignorância e pelo misticismo.
Voltar a questãoQuestão 2Na visão de vários iluministas, a Igreja não deveria interferir nas questões políticas da época. Tendo suas ações voltadas para os homens, as instituições políticas deveriam ser guiadas por um modelo racional de organização política que não se apoiava em justificativas religiosas ou que sofressem algum tipo de interferência clerical.
Voltar a questãoQuestão 3Para os iluministas, a investigação científica deveria ser guiada pelas críticas, dúvidas e suposições do pesquisador. Através desse universo de ideias, ele iria consolidar um método capaz de responder as suas perguntas. Caso o método empregado se mostrasse eficiente, ele alcançaria uma nova forma de conhecimento.
Voltar a questãoQuestão 4Entre tantos outros, o aluno pode registrar os nomes de Barão de Montesquieu, Voltaire, John Locke, Jean Jacques Rousseau, Diderot, D’Alembert e Adam Smith.
Voltar a questãoQuestão 5a) O enciclopedismo foi um movimento que empreendeu a reunião de vários artigos onde os mais expressivos pensadores do iluminismo registravam as suas ideias. Através da reunião desses artigos, era montada uma grande enciclopédia capaz de aglomerar as várias manifestações de conhecimento da era iluminista.
b) O movimento enciclopedista foi de grande importância para que o conhecimento dos estudiosos e pensadores daquela época fosse difundido em vários lugares da Europa. Dessa forma, os valores do iluminismo alcançaram diferentes nações e transformaram o jeito de se compreender o mundo, investigar a natureza e organizar as instituições políticas.
Voltar a questãoQuestão 6Na visão de Adam Smith, a economia só poderia alcançar todas as suas potencialidades na medida em que o Estado diminuísse o seu poder de ação nesse campo da atividade humana. O excesso nos tributos e a regulamentação de certas atividades seriam práticas que diminuiriam o desenvolvimento da economia e a riqueza da nação.