Determinada empresa do ramo varejista, visando ampliar seu quadro de colaboradores, coloca anúncio em jornal de grande circulação, oferecendo vaga de atendente de ouvidoria, exigindo que o potencial candidato tenha experiência mínima de 10 meses na função a ser exercida. A partir das informações do texto e com relação ao contrato de trabalho, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. A exigência feita com relação ao tempo de experiência é ilegal, pois o tempo máximo de experiência é de 6 meses, como requisito para contratação. b. O empregador é obrigado a firmar um contrato de experiência, com prazo de 90 dias, não podendo exigir tempo nenhum de experiência anterior na função a ser exercida. c. A exigência feita com relação ao tempo de experiência é ilegal, pois o tempo máximo de experiência é de 3 meses, como requisito para contratação. d. A exigência feita com relação ao tempo de experiência é perfeitamente legal, pois a experiência de até 1 ano pode ser requisito válido a qualquer emprego. e. A exigência feita com relação ao tempo de experiência não reflete discriminação, de maneira que, pode ser estabelecido como requisito para a contratação.
Respostas
respondido por:
92
Olá, tudo bem?
A alternativa correta é a A.
Como requisito para contratação, o empregador pode exigir até no máximo seis meses de experiência no mesmo tipo de função, conforme art. 442 A da CLT.
“Art. 442-A. Para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade”
Portanto, apesar de ser uma prática comum, é ilegal.
Espero ter ajudado!
AnaCarolinaSilva09:
Correta no AVA - A exigência feita com relação ao tempo de experiência é ilegal, pois o tempo máximo de experiência é de 6 meses, como requisito para contratação.
respondido por:
11
Resposta:
d)
A exigência feita com relação ao tempo de experiência é ilegal, pois o tempo máximo de experiência é de 6 meses, como requisito para contratação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás