• Matéria: Sociologia
  • Autor: perotoni
  • Perguntado 8 anos atrás

O quadro familiar torna-se, assim, tão poderoso e exigente, que sua sombra persegue os indivíduos mesmo fora do recinto doméstico. A entidade privada precede sempre, neles, a entidade pública. A nostalgia dessa organização compacta, única e intransferível, onde prevalecem necessariamente as preferências fundadas em laços afetivos, não podia deixar de marcar nossa sociedade, nossa vida pública, todas as nossas atividades. Representando, como já se notou acima, o único setor onde o princípio de autoridade é indisputado, a família colonial fornecia a ideia mais normal de poder, da respeitabilidade, da obediência e da coesão entre os homens. O resultado era predominarem, em toda a vida social, sentimentos próprios à comunidade doméstica, naturalmente particularista e antipolítica, uma invasão do público pelo privado, do Estado pela família.”. ( HOLANDA, 1992, p. 50.)

Respostas

respondido por: Matheusieti
64
Bom dia!


Parece que você esqueceu as alternativas, porém posso incluí-las para você:

Considerando o texto acima e o tema instituições sociais, assinale o que for correto.

01) O texto trata das relações que os indivíduos estabelecem com uma instituição social específica, o Estado.  
02) No processo de formação da sociedade brasileira, os interesses privados interferem na conduta pública dos indivíduos.  
04) No Brasil, a comunidade doméstica promoveu um equilíbrio entre os interesses coletivos e privados, revelando sua ação em defesa do que é público.  
08) O autor define que a família colonial é uma organização compacta, única e intransferível, que exerceu profunda influência na formação social e cultural brasileira.  
16) O Estado brasileiro manteve-se livre dos particularismos, das visões antipolíticas e dos interesses privados.  



Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


O somatório das respostas pode ser visto da seguinte forma: 01 + 02 + 08 = 11.


Partindo deste ponto, fica claro observar que a alternativa 3 (número 04) é incoerente pois 
 a comunidade doméstica não promoveu um equilíbrio entre os interesses coletivos e privados.

E, além disso, na última alternativa (número 16) o Estado brasileiro não se manteve livre dos particularismos e dos interesses privados, muito pelo contrário, ele esteve diretamente ligado a esse setor.



Espero ter ajudado;

Um abraço.  
Perguntas similares