Em outubro de 1994, embalado pelo sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito Presidente da República. Em seu discurso de despedida do Senado, se comprometia a acabar com o que denominava “Era Vargas”: “(...) Eu acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas." (14/12/1994) O presidente eleito governou o Brasil por dois mandatos, iniciando a consolidação da política neoliberal no país, principiada pelos presidentes Collor e Itamar Franco. Sobre os dois mandatos (1995-2002), pode-se afirmar que se caracterizam (A) pela manutenção do poder aquisitivo dos que se aposentavam; estabelecimento do monopólio nacional sobre as telecomunicações, através das empresas estatais; e nacionalização do sistema financeiro. (B) pelo elevado crescimento econômico, com média anual de cerca de 5% ao ano; grande investimento em infraestrutura e educação; distribuição de renda; e aumento da capacidade econômica do Estado. (C) pela política social de inclusão, com a criação da Bolsa Família; facilitação do ingresso de carentes na Universidade; restrição aos investimentos estrangeiros; e elevados incentivos à agricultura familiar. (D) pelo rompimento com a política econômica originada pelo “Consenso de Washington”; consolidação do sistema financeiro estatal; e reforço da legislação trabalhista gestada na primeira metade do século XX. (E) pelo limitado crescimento econômico; privatização das empresas estatais; diminuição do tamanho do Estado; e apagão energético, que levou ao racionamento e ao aumento do custo da energia.
Respostas
O crescimento econômico durante o mandato de FHC foi limitado, tal como houve a privatização de diversas empresas estatais, além do racionamento de energia elétrica e outros fatores. Isso nos leva a alternativa correta ser a E) - mas é preciso contextualizar.
O Brasil vinha de uma queda livre após o governo Collor, com uma inflação altíssima e situação lamentável do país. O período de FHC foi uma reestruturação nacional, dando fôlego a economia, que conseguiu seu auge durante o governo Lula. Não existe mérito absoluto em governos, apenas uma sucessão de acertos e erros que são herdados pelos presidentes posteriores.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Resposta correta: letra E
Explicação:
Uma questão bastante interessante da UFF, comparando o discurso de Fernando Henrique Cardoso, já eleito Presidente da República, com os resultados práticos do seu governo no campo da economia. Como as próprias declarações de FHC demostravam, antes mesmo dele ser empossado presidente, em 1995, um dos principais objetivos do seu governo seria adotar a cartilha neoliberal – pondo fim ao legado da Era Vargas, referência feita no discurso, que se baseava na intervenção do Estado na economia. Assim foi feito – os dois mandatos de FHC ficaram marcados pela diminuição do tamanho do Estado e pela privatização de empresas estatais, como a Vale do Rio Doce, por exemplo. Apesar de estas medidas de fato terem contribuído para o ingresso de recursos ao governo, teve consequências negativas para o desenvolvimento econômico do país, que atingiu índices de crescimento muito tímidos. Durante esse mandato, ainda, tivemos uma grave crise energética no país, gerando apagões nas regiões sudeste e nordeste do país, aumentando o curso da energia elétrica e fazendo com o que o governo optasse por um regime de racionamento. Entretanto, é importante frisar que as políticas econômicas do governo FHC foram importantes para estabilizar o Real enquanto moeda e aumentar o investimento de estrangeiros no Brasil, elementos que possibilitaram a recuperação econômica brasileira durante os anos do governo Lula.