• Matéria: História
  • Autor: mihcarvalho9686
  • Perguntado 8 anos atrás

Um dos elementos decisivos no tocante à simbologia do regime republicano que foi inaugurado no Brasil em 1889 foi a definição de sua bandeira, de adoção obrigatória e legalmente estabelecida. Segundo alguns autores, essa foi uma batalha decisiva, que revelou clivagens entre os próprios republicanos, apesar de a vitória ter pertencido a um grupo: os positivistas. Sua vitória, nesse caso, pode ser explicada pelo fato de (A) os positivistas ortodoxos constituírem-se numa seita religiosa que pregava o fim do estágio fetichista em que vivia a totalidade da população brasileira. (B) os positivistas ortodoxos considerarem que apenas sob o regime monárquico estariam assegurados a ordem e o progresso, tal como o pregara Comte. (C) os positivistas constituírem a base de apoio ao regime republicano, sobretudo devido a seu prestígio junto aos antigos setores aristocratas e conservadores da população. (D) os positivistas ortodoxos contarem com maioria no Congresso, fazendo com que os demais projetos de bandeiras apresentados fossem sistematicamente vetados por imitarem ora o modelo francês, ora o modelo norte-americano. (E) a bandeira ter incorporado o lema dos positivistas ortodoxos, “Ordem e Progresso”, e elementos da antiga bandeira imperial, combinando passado e futuro, além de valores como a fraternidade universal e a conciliação entre extremismos.

Respostas

respondido por: makmorales
4
Olá,

A bandeira nacional expressa o maior lema dos positivistas que se consideram ortodoxos, "Ordem e Progresso". E por causa desse fato, ela exibe o sucesso dos positivistas como grupo social no pensamento e no poder exercido pela república.

Em função disso, a alternativa correta é a E). Ao mesmo tempo, quiseram manter elementos da antiga bandeira imperial, tal como a forma e as cores adotadas; apenas mudando os significados das cores e as ideias contidas na famosa frase nacional positivista.

Isso é, na prática, uma conciliação entre os extremismos, de um regime monárquico e outro republicano, conciliando elementos entre ambos, ao menos em teoria.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares