• Matéria: Filosofia
  • Autor: Auchiha
  • Perguntado 8 anos atrás

A “atitude filosófica deve ser claramente separada da mera opinião ou dos gostos pessoais. Não é filosófico dizer „eu acho que‟, „eu gosto de‟... A filosofia estabeleceu-se como saber lógico, rigoroso, concatenando as afirmações entre si, superando o senso comum”. Sobre esta frase, Marque a alternativa incorreta. a) Por essa lógica, onde o filósofo deve questionar o óbvio, ele parece desligado da realidade, “vivendo nas nuvens”, em coisas abstratas, distraído, perdido ou aparentemente alheio aos problemas concretos da vida. b) É necessário reconhecermos que a atitude filosófica pode ser confundida com a atitude crítica, que – diga-se de passagem – não devemos confundir com “falar mal”, mas identificar como sendo a capacidade de perceber melhor o que estamos querendo conhecer. c) Neste contexto, o filósofo é amigo de todo e qualquer fanatismo, de qualquer dogmatismo, se posicionando sempre na busca de uma atitude racional. d) Podemos perceber que vivemos um momento em que há visões pejorativas a respeito dos filósofos e da filosofia, mas também é verdade que nunca se desconheceu a importância histórica e teórica da atividade filosófica, o filosofar sempre aparece como importante. e) Não precisamos de muito para perceber que só povos historicamente importantes apresentam grandes pensadores. Podemos facilmente constatar também que só surgem grandes pensadores em momentos históricos importantes da vida de um povo.

Respostas

respondido por: Matheusieti
4
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que:

A alternativa C é a que melhor se apresenta como incorreta. Neste contexto, o filósofo é amigo de todo e qualquer fanatismo, de qualquer dogmatismo, se posicionando sempre na busca de uma atitude racional.


Bem, partindo deste ponto, fica claro observar que o filósofo não está ligado a todo e qualquer dogma ou fanatismo, visto que seu papel principal é o da quebra de paradigmas. 

Além disso, é a partir do questionamento que ele separa o senso comum da razão para buscar entender o mundo ao seu redor, e seu espaço íntimo, dando assim a oportunidade se se mostrar um ser coerente em ideias que pode estar ligado a essa visão de mundo, fugindo do que é estabelecido a priori. 


Espero ter ajudado;

Um abraço.
Perguntas similares