• Matéria: Filosofia
  • Autor: kimihariour4yw
  • Perguntado 8 anos atrás

Protágoras, apesar de ter sido contemporâneo de Sócrates, é considerado um dos mais importantes pré-socráticos e um filósofo particularmente criticado por Sócrates.

A respeito da filosofia, Protágoras acreditava que deveria se dedicar a estudar a virtude e a boa administração.

Protágoras disse certa vez: “O homem é a medida de todas as coisas. Tanto das que são, enquanto são, quanto das que não são, enquanto não são”.

Escolha a alternativa correta.

1 - Mesmo que a cerveja pareça amarga para um e saborosa para outro, é possível encontrar uma maneira de medir o amargor numa escala científica.

2 - Para Protágoras não existe uma verdade única. Para um, algo parece correto, enquanto para outro, o mesmo parece errado.

3 - Protágoras era adepto do sistema de medidas que utilizava a polegada, o pé, a braça, ou seja, as partes do corpo humano, enquanto Sócrates era adepto do sistema métrico, que é mais preciso.

4 - Nasce desse tipo de pensamento o relativismo, que é a busca da verdade universal com a qual todos concordam.

Respostas

respondido por: KirkGa
3
Resposta: 2)

Assim como qualquer sofista, Protágoras era um relativista, afirmando que a realidade é relativa a cada um, dependendo de suas ideias e modos de ser, então não poderia existir uma verdade absoluta. Esse pensamento é marcado por um forte subjetivismo, o que é absurdo, pois qualquer tese poderia ser encarada como falsa e verdadeira ao mesmo tempo.
O termo "o homem é a medida de todas as coisas", na interpretação do filósofo, significa que um indivíduo é aquilo que é devido a seu contexto ou grupo social integrado.

kimihariour4yw: Vlw mano, tinha colocado essam esmo
Perguntas similares