Durante quase toda sua história, a educação em Roma ficou a cargo da iniciativa particular, já que o Estado não assumia essa tarefa. Somente com o advento do Cristianismo, por volta do século IV d.C. é que surgem e se disseminam as escolas públicas, mantidas pelos municípios. De modo geral, a educação evoluiu do ensino elementar das primeiras letras, surgido antes do século IV a.C., passando pelo chamado ensino secundário, no século III a.C., até alcançar o ensino superior universitário, no século I a.C.
(AIDAR, M. A.; BORGES, A. C. História Geral da Educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017, p. 83 - com adaptações)
Predominantemente humanista e universal, a educação romana aspirava à formação de um homem que ultrapassasse o ideal do sábio, muitas vezes inalcançável, estendendo-se à formação do indivíduo virtuoso - como ser moral, político e literário.
Sobre as diferentes características da educação romana nos períodos heroico-patrício, cosmopolita e imperial, julgue os itens a seguir.
I O período cosmopolita sublinhou o predomínio da educação aristocrática e os conteúdos ensinados estavam voltados para o estudo da literatura, da geografia, da aritmética, da geometria, da astronomia, da política, do direito e da filosofia.
II O período heroico-patrício caracterizou-se pela educação intelectual e formação moral dos meninos, baseando a aprendizagem na leitura, na escrita, nas reflexões filosóficas e na vivência e imitação do modelo moral paternalista.
III O período imperial é marcado por uma educação aristocrática e pela presença do Estado como responsável pela manutenção das escolas, especialmente no que dizia respeito ao ensino da medicina, da mecânica e do direito.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
II, somente.
III, somente.
I e II.
I e III.
Respostas
respondido por:
15
resposta correta I e III
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás