• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

O AMOR É UM TEMA MUITO EXPLORADO NO ROMANTISMO. ENTRE ENTRE OS ITENS A SEGUIR, INDIQUE EM SEU CADERNO O QUE NÃO CORRESPONDE À CONCEPÇÃO DE AMOR OBSERVADA NO POEMA.

I. A predominância de elementos diáfanos e leves, como a noite embalsamada, a brisa, os " alvacentos véus" e a imagem pura e incorpórea da amada, expressa uma ideia de amor sublime, não realizado fisicamente.

II. O sentimento amoroso relaciona-se à ideia de transcendência e, por isso, a morte é algo desejável: ao morrer, o eu lírico pode perder sua natureza física e material e adquirir, como imagem da mulher amada, uma essência espiritual. 

III. A sensualidade da mulher, expressa no verso " A imagem voluptuosa da ventura...", e o desejo ardente do eu lírico ("no fogo da febre", "Delicioso veneno") sugerem um amor erótico, corpóreo e possível de se realizar concretamente. 
ME AJUDEM

Anexos:

Respostas

respondido por: guriia
385
o item incorreto é o primeiro.
respondido por: brendaisis
329

Letra a. Diante do questionamento acima realizado, podemos compreender que a alternativa que não pode ser vista como correta certamente corresponde à çetra a. Isso porque podemos afirmar que na leitura o autor evidencia a ideia de um amor que foi consumado, que não foi apenas visto como inalcançável.

Logo, a predominância de elementos diáfanos e leves, como a noite embalsamada, a brisa, os " alvacentos véus" e a imagem pura e incorpórea da amada, expressa uma ideia de amor sublime, não realizado fisicamente.

Perguntas similares