• Matéria: Geografia
  • Autor: dpedrosa9196
  • Perguntado 8 anos atrás

o que foi o socialismo real na antiga ex uniao sovietica (russia)

Respostas

respondido por: cinthya49
1
Em 1991, em meio a uma grave crise do que se passou a chamar “socialismo real”, a União Soviética deixava oficialmente de existir. Era mais um fato de uma época de mudanças radicais – queda do Muro de Berlim, reunificação da Alemanha, queda dos regimes de esquerda do Leste Europeu etc. 
A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) foi considerada por muitos, durante décadas, a utopia operária, um país onde a classe trabalhadora governava em condições dignas de vida. Para outros, entretanto, a União Soviética foi um pesadelo de autoritarismo e opressão, a "maior inimiga do Ocidente". 

Criado em 1922, o novo país teria, pela primeira vez na história, a aplicação da teoria socialista, onde um estado forte, governado pela classe proletária, controlaria toda a economia e se responsabiliza pela distribuição igualitária da riqueza entre toda a população.O país foi criado depois da revolução de 1917, na Rússia, em que os bolcheviques, liderados por Lênin e profundamente influenciados pelas idéias do filósofo alemão Karl Marx, iriam estabelecer um governo em que a propriedade privada dos meios de produção deixaria de existir. 
Perguntas similares