• Matéria: Biologia
  • Autor: Alinegalbiati
  • Perguntado 8 anos atrás

As estatísticas de ocorrência dos incêndios florestais são as principais ferramentas para se traçar o perfil dos incêndios. Com estes dados pode-se planejar o controle de modo mais eficiente. Sem estas informações pode-se subestimar ou superestimar os gastos referentes à proteção do meio ambiente, colocando em risco a sobrevivência das florestas. (Santos, Juliana Ferreira. Estatísticas de incêndios florestais em áreas protegidas no período de 1998 a 2002. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2004). Figura: Principais causas do fogo na vegetação. Fonte: Dias, Genebaldo Freire Dias. Queimadas e incêndios florestais: cenários e desafios: subsídios para a educação ambiental. Brasília: MMA, Ibama, 2008. Após a observação do gráfico, informe quais os dois tipos de atividades econômicas que estão relacionadas entre as principais causas do fogo na vegetação. Observação: a resposta deverá ser apresentada por meio da análise do gráfico da questão.


Barbiezinhadobrainly: Precisamos do gráfico para te ajudar!

Respostas

respondido por: eaoboeing
2
Olá,

De acordo com o gráfico encontrado em pesquisa na internet, pelo dados da imagem fornecido no enunciado da questão. Podemos observar que:

Em primeiro lugar como grande causa das queimadas está as renovação de pastagem representando 31% das causas totais. Logo em seguida com 22% está a queima para o cultivo. Ou seja somando as duas chegamos em 53% de todos os motivos de queimadas estão voltadas para a agricultura.

E isto representa o grande desequilíbrio ecológico com prejuízo para os ecossistemas. 

Espero ter ajudado.
Perguntas similares