"A possibilidade de orientação da população quanto ao consumo adequado de alimentos pode corrigir erros alimentares, diminuir seus efeitos deletérios e, simultaneamente, promover o redirecionamento da oferta de alimentos pelo setor produtivo à sociedade de consumo e seus mecanismos de divulgação."
Pontes,TE et. al. Orientação nutricional de crianças e adolescentes e os novos padrões de consumo: propagandas, embalagens e rótulos. Rev Paul Pediatr 2009;27(1):99-105.
É papel do profissional de nutrição a orientação dietética e a adequação aos padrões saudáveis de alimentação. Entretanto comum que o nutricionista clínico se depare com as mais diversas situações onde o paciente se mostra resistente á mudanças em seu comportamento.
Com relação à forma correta de abordagem do nutricionista, no que diz respeito às crenças alimentares de um paciente analise as assertivas:
( ) o profissional deve demonstrar para o paciente que a crença na cura ou prevenção de doenças através dos alimentos é um mito não científico e por isso deve ser evitado.
( ) o profissional deve proibir o paciente de insistir nas crenças alimentares que possam trazer riscos à sua saúde.
( ) o profissional não deve insistir para que o paciente adapte sua dieta às suas crenças alimentares tradicionais.
( ) o profissional deve demonstrar, através de textos científicos ou outros recursos didáticos, o quanto pode ser maléfico para a sua saúde, a manutenção de costumes tradicionais alimentares.
( ) o profissional deve incentivar e valorizar a cultura e as crenças alimentares do paciente, sempre orientando quanto aos possíveis riscos à saúde que podem decorrer de algumas práticas culturais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a.
V - V - V - V - F.
b.
F - F - F - F - V.
c.
F - F - V - V - V.
d.
F - V - F - V - F.
Respostas
Alternativa correta: b) F - F - F - F - V.
Segundo o Paul Pediatr, corrigir erros alimentares é possivel se existe uma orientação á população quanto ao consumo adequado de alimentos, que a sua vez implica, promover o redirecionamento da oferta de alimentos pelo setor produtivo à sociedade.
Assim com relação à forma correta de abordagem do nutricionista, no que diz respeito às crenças alimentares de um paciente as assertivas são:
a) Falso; O profissional não deve demonstrar para o paciente que a crença na cura ou prevenção de doenças através dos alimentos é um mito não científico.
b) Falso; o profissional não deve proibir o paciente de insistir nas crenças alimentares que possam trazer riscos à sua saúde.
c) Falso; o profissional deve insistir para que o paciente adapte sua dieta às suas crenças alimentares tradicionais.
d) Falso; o profissional não deve demonstrar, através de textos científicos ou outros recursos didáticos, o quanto pode ser maléfico para a sua saúde, a manutenção de costumes tradicionais alimentares.
e)Verdadeiro: o profissional deve incentivar e valorizar a cultura e as crenças alimentares do paciente, sempre orientando quanto aos possíveis riscos à saúde que podem decorrer de algumas práticas culturais.