(UEL 2009)
Texto I
Thomas Malthus (1766-1834) assegurava que, se a população não fosse de algum modo contida, dobraria de 25 em 25 anos, crescendo em progressão geométrica, ao passo que, dadas as condições médias da terra disponíveis em seu tempo, os meios de subsistência só poderiam aumentar, no máximo, em progressão aritmética.
Texto II
A ideia de um mundo famélico assombra a humanidade desde que Thomas Malthus previu que no futuro não haveria comida em quantidade suficiente para todos.
Organismos internacionais - Organização das Nações Unidas, Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional - chamaram a atenção para a gravidade dos problemas decorrentes da alta dos alimentos. O Banco Mundial prevê quem 100 milhões de pessoas poderão submergir na linha que separa a pobreza da miséria absoluta devido ao encarecimento da comida.
(Adaptado: FRANÇA, R. O fantasma de Malthus. Veja. 23 abr. 2008.)
Assinale a alternativa que identifica os fatores causadores da escassez de alimentos apontados pelos textos I e II, respectivamente.
A
Limites naturais e crescimento demográfico acelerado.
B
Elevação dos custos de produção dos alimentos e empobrecimento da população.
C
Pauperização dos solos e subdesenvolvimento.
D
Controle de natalidade e explosão demográfica
E
Produção insuficiente de alimentos e elevação dos preços dos alimentos.
Respostas
respondido por:
88
Alternativa E) Produção insuficiente de alimentos e elevação dos preços dos alimentos.Espero ter ajudado, bons estudos!
respondido por:
46
Segundo Malthus a humanidade estaria, a menos que algo fosse feito para impedir o crescimento populacional, condenada à extinção por ser impossível fazer crescer a produção de alimentos na mesma proporção que crescia a população.
Como, de acordo com Malthus, a produção de alimentos estaria limitada por condições geográficas - há apenas algumas áreas férteis - e o avanço da agricultura seria lento, a produção insuficiente de alimentos seria o fator determinante para a tragédia.
É correta a alternativa E.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás