Respostas
Pablo Ruiz Picasso, conhecido como Pablo Picasso, foi um pintor, artista gráfico e escultor espanhol apontado historicamente como um dos artistas mais influentes do século XX e criador do movimento artístico conhecido como Cubismo. O legado artístico de Pablo Picasso marcou os rumos de uma época e influenciou a carreira e a obra de artistas das mais diversas expressões e origens. Que tal conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do pai do Cubismo?
Pablo Picasso faz parte do seleto grupo de artistas visuais que viveu o suficiente para ver celebrada a sua genialidade e sucesso profissional. A vida do artista se confunde com a história dos locais e da época em que viveu. O Westwing se dedica a te inspirar. Conheça mais sobre a biografia, o estilo e os quadros famosos que ajudaram a gravar o nome de Pablo Picasso nos livros de história da arte e na memória da humanidade.
Pablo Picasso: BiografiaPablo Picasso nasceu na cidade de Málaga, Espanha, em 25 de outubro de 1881. Filho de uma dona de casa e de um pintor e professor de artes, Picasso começou a demonstrar seu talento especial para as artes ainda enquanto criança. Apesar do fraco desempenho como estudante, o pequeno chamava a atenção dos professores pela impressionante habilidade com o desenho.
O talento nato chamou a atenção do seu pai, responsável por sua iniciação nas técnicas de pintura. Aos 13 anos, o talento de Pablo Picasso já se mostrava além das habilidades do seu progenitor e aos 14 anos de idade ele ingressou na prestigiada Escola de Belas Artes da cidade de Barcelona.
A limitação pessoal com as regras e formalidades impostas pela escola de pintura levou-o a abandonar os estudos em Barcelona e ingressar anos depois na Academia Real San Fernando em Madri. Abandonou a escola em seguida, apontando como razão a mesma resistência ao pensamento formal academicista.
Voltou para Barcelona, onde viveu um período como artista e boêmio dedicado a retratar a vida na cidade. Inspirado pelos intelectuais companheiros de boemia e pelos ideais anarquistas, é no seu retorno a Barcelona que Pablo Picasso rompe definitivamente com a arte clássica e formal e dá início a uma carreira marcada pela experimentaçãoe liberdade artística.
Vida e Obra de Pablo PicassoA obra de Pablo Picasso é tão prolífera e diversa quanto sua biografia. Influenciado pelo Simbolismo e Surrealismo, o estilo do artista costuma ser separado em períodos distintos. Críticos da história da arte costumam associar o seu período inicial como pintor profissional a sua crise pessoal ocasionada pela depressão.
O chamado período azul (1901-1904) de Pablo Picasso marca a intensa exploração dos tons azuis e cinzas em obras que retratam em profunda melancolia e desolação. O período rosa (1905-1906) de Pablo Picasso marca a recuperação psicológica do artista, já curado da depressão. A nova fase se refletiu em suas obras através de uma exploração mais intensa das cores quentes como o vermelho e o rosa.
Quadros Famosos de Pablo PicassoÉ no ano de 1907 que a trajetória de Pablo Picasso alcança o seu apogeu. É este o ano em que o artista apresenta ao mundo o quadro que influenciaria os rumos da arte do século XX. “Les Demoiselles d’Avignon“, uma representação de cinco prostitutas despidas retratadas de maneira distorcida em formas geométricas peculiares, é a obra considerada precursora do Cubismo, movimento iniciado por Pablo Picasso e Georg Braque. A pintura Cubista chocou o universo das artes provocando grande comoção e debate com seus objetos distorcidos, disformes e tomados a partir de múltiplos pontos de vista.
Pablo Picasso é dono de um vasto legado artístico traduzido em diversas outras obras que marcaram a história. Entre os seus inúmeros quadros famosos destacam-se: Três Músicos (1921), O Velho Guitarrista ( 1903), Garota em Frente ao Espelho (1932) e Guernica (1937). Pablo Picasso faleceu em 8 de abril de 1973, em Mougins, França, aos 91 anos de idade.
espero ter agudado!!!!!