• Matéria: Direito
  • Autor: arienemarques10
  • Perguntado 8 anos atrás

Em determinada situação hipotética, um país soberano, vizinho ao Brasil, resolve declarar guerra armada, invadindo municípios fronteiriços, saqueando estabelecimentos comerciais e assassinando civis inocentes. Nessa situação, se o Brasil decretar estado de guerra, a Constituição Federal oferece algumas formas de incrementar a receita federal, dentre elas a criação de

Respostas

respondido por: MaryMedina97
53

empréstimos compulsórios, para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de guerra externa ou sua iminência. CORRETO


respondido por: dbrclx
0

Sobre a possibilidade de ocorrer a declaração de uma guerra armada, o Brasil pode incrementar seu orçamento por meio de:

  • e) empréstimos compulsórios, para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de guerra externa ou sua iminência.

Empréstimos compulsórios

O empréstimo compulsório é considerado uma espécie de tributo que se enquadra em uma modalidade extraordinária e excepcional, pois só pode ser instituído pela União, em casos estabelecidos em lei, sendo eles: despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência.

Assim, a Constituição Federal dispõe que em casos de guerra externa, conforme dispõe o enunciado da questão, pode haver a instituição de empréstimos compulsórios, por meio da produção de uma lei complementar.

Aprenda mais sobre empréstimos compulsórios em:

https://brainly.com.br/tarefa/19265395

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares