"Um sistema que será considerado, a partir de agora, semente que ficará à disposição dos órgãos brasileiros e das entidades que representam o setor agrícola que poderão acessar e escolher qual o melhor projeto sob a ótica da carga, para o escoamento da produção", anunciou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, durante o lançamento do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária, em março de 2018, em Brasília. O sistema é aberto para qualquer cidadão que queira fazer uso de dados, como mapas, quadros evolutivos, gráficos, localização de áreas de escoamento e encontrar oportunidades ou gargalos para seu negócio ou estudo. A plataforma on-line foi desenvolvida pela Embrapa Territorial e mostra a origem, os caminhos e o destino dos principais produtos da agricultura e da pecuária nacionais. O sistema fornece dados sobre áreas de produção, identifica gargalos e oportunidades de investimentos logísticos, atuais e futuros, para ampliar a competitividade de dez cadeias agropecuárias brasileiras: soja, milho, café, laranja, cana-de-açúcar, algodão, papel e celulose, aves, suínos e bovinos. Juntas, essas dez cadeias representam mais de 90% da carga agropecuária do País. A plataforma disponibiliza mapas com dados dos últimos 17 anos sobre área e volume de produção, quantidades exportadas e destinos das principais cadeias produtivas em cada microrregião, estado ou região. A tecnologia cruza dados numéricos, gera tabelas, gráficos e mais de 100 mil mapas dinâmicos. Inclui dados georreferenciados dos modais logísticos utilizados (rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e portuário) para enviar a produção e receber insumos (fertilizantes, máquinas, defensivos etc.). Também possui informações sobre milhares de estruturas de armazenagem e unidades processadoras identificadas e geocodificadas. Adaptado de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32403031/sistema-de-inteligencia-territorial-estrategica-da-macrologistica-agropecuaria-e-lancado-no-ministerio-da-agricultura

O fornecimento deste tipo de base de dados auxilia as organizações a elaborar suas estratégias produtivas com mais acurácia, pois para estabelecer um plano estratégico de produção são necessárias:

A Informações internas às organizações que poderão ser encontradas na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
B Informações externas às organizações, que nem sempre são de fácil obtenção, e serão de mais fácil acesso na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
C Informações sobre a escolha da organização quanto aos seus critérios de desempenho que estarão disponíveis na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
D Informações sobre o plano de produção desenvolvido pela organização, que ficarão disponíveis na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.

Respostas

respondido por: thiagoaugustomoreira
31
BInformações externas às organizações, que nem sempre são de fácil obtenção, e serão de mais fácil acesso na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.Você acertou!De acordo com o tema 1 da Aula teórica 3, acerca de Planejamento Estratégico da Produção
respondido por: winederrn
16

Letra B.

Porque as informações externas estão presentes fora da organização e contribuem para um melhor entendimento sobre a dinâmica que ocorre no ambiente.

Nesse caso, o portal (página da internet) da Embrapa servirá como fonte governamental para a coleta das informações. Na prática, a organização deve acessar ao site e buscar todas as informações que lhe sejam úteis e que agreguem valor aos futuros projetos.

Até a próxima!

Perguntas similares