Respostas
A sociologia teve início em uma das grandes revoluções q ocorreu no mundo, a Revolução Francesa, no ano de 1789, contudo, ganhou mais adeptos e tornou-se mais importante somente no século XIX, com a Revolução Industrial. Ambos os períodos são marcos da passagem da sociedade tradicional pré-capitalista para a sociedade moderna, oq resultou em profundas transformações no corpo social
A Revolução Francesa, por exemplo, foi uma luta de classes, em 1789, a nobreza e o clero detinham privilégios, enquanto os pequenos proprietários eram assolados pela fome e carestia.Indignadas, as pessoas q constituíam a classe média, conseguiram derrubar o governo absolutista e instaurou o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, slogan q continua atualmente caracterizando a população francesa.
Já a Revolução Industrial foi palco da política mercantilista praticada pela Inglaterra, no sentido de proporcionar o acúmulo do capital. Iniciou-se, portanto, a produção de produtos manufaturados, que para serem produzidos precisava-se de trabalhadores.
Esse movimento alterou muito a sociedade daquela época. Artesões deixaram de ser valorizados e passaram a trabalhar em fábricas por baixos salários e com altas cargas de trabalho. Além destes, mulheres e crianças também eram contratadas e recebiam valores ainda menores que os homens. E no meio destes movimentos, q mexeram com a estrutura social, familiar e cultural das pessoas daquela época, surge a sociologia, que com o auxílio de grandes pensadores tentou e, ainda tenta, explicar os fenômenos q se constrói e se desconstrói dentro da sociedade.
(dclpa a demora pra responder éq escrever td isso demora muito tempoo kk, eu espero ter te ajudado com algo) Bjs.