(UEM, 2013 – Adaptada) "‘Se Deus não existisse, tudo seria permitido’. Eis o ponto de partida do existencialismo. De fato, tudo é permitido se Deus não existe, e, por conseguinte, o homem está desamparado porque não encontra nele próprio nem fora dele nada a que se agarrar. (...) Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada ou definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos, já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. Assim, não teremos nem atrás de nós, nem na nossa frente, no reino luminoso dos valores, nenhuma justificativa e nenhuma desculpa. Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre." (SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. Tradução de Rita Correia Guedes. São Paulo: Nova Cultural, 1987, p. 9.)
Com base no trecho, avalie as seguintes afirmações:
I. O existencialismo é uma filosofia teológica que procura a razão de ser no mundo a partir da moral estabelecida.
II. A afirmação "o homem está condenado a ser livre" é uma contradição, pois não há liberdade quando há a obrigação de ser livre.
III. O existencialismo fundamenta a liberdade independentemente dos valores e das leis da sociedade.
IV. Ser livre significa, rigorosamente, ser, pois não há nada que determine o ser humano, a não ser ele mesmo.
V. A existência de Deus é necessária, pois, sem ele, o homem deixaria de ser livre.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, III e V.
b)
II.
c)
III e IV.
d)
II e III.
e)
I, II, IV e V.
2)
Sobre a obra de Platão, um dos principais pensadores gregos que influenciaram profundamente a filosofia ocidental, é correto afirmar:
Alternativas:
a)
O platonismo mostra o plano das ideias como um ideal que não pode ser alcançado pelo ser humano no limite de sua sabedoria.
b)
Platão, dentre suas várias obras, escreveu um tratado sobre lógica e classificação das espécies, que serviu como apoio para Aristóteles.
c)
A dialética parte da contraposição não de opiniões distintas, mas de uma única opinião (tese) e uma crítica desta (antítese) que formará um novo conhecimento (síntese).
d)
Platão dedicou parte de suas obras para explicar a imortalidade da alma humana.
e)
Platão, por ser muito questionador da democracia ateniense, foi julgado em audiência pública e obrigado a tomar cicuta, um tipo de veneno que o levou à sua morte.
3)
Considere as afirmações sobre a Filosofia Medieval:
I - Tanto a escola Patrística quanto a Escolástica se inspiraram na filosofia de Sócrates.
II - Para Santo Agostinho, a irradiação da luz divina atua imediatamente sobre o homem, deixando-o ativo para o conhecimento das verdades eternas, que são necessárias, imutáveis, estão em seu interior e tornam-se perceptíveis com a aceitação da iluminação divina.
III - O mérito da filosofia de Tomás de Aquino foi a capacidade de aliar o pensamento lógico e racional de raiz aristotélica com a fé cristã.
É correto o que se afirma:
Alternativas:
a)
Somente em II e III.
b)
Em I, II e III.
c)
Somente em I e II.
d)
Somente em I e III.
e)
Somente em III.
4)
No século XIX, o filósofo Hegel, ao examinar a natureza humana e sua dimensão ético-moral, analisa o conteúdo universal da moral e a questão do dever atento à realidade histórica. Tendo criticado as posições de Kant e Rousseau, elaborou um entendimento distinto. Na visão hegeliana vida ética é:
Alternativas:
a)
O acordo e a harmonia entre as virtudes/valores humanos e a prudência no agir.
b)
O acordo entre liberdade, poder volitivo e valores morais.
c)
O acordo e a harmonia entre a vontade subjetiva individual e a vontade objetiva cultural.
d)
O acordo entre a vontade e o dever de cada cidadão nas ações sociais.
e)
O acordo entre os valores morais como princípios e os costumes de uma sociedade.
5)
Sobre o pensamento de René Descartes e sua obra Discurso sobre o Método, podemos afirmar:
Alternativas:
a)
A obra é uma continuação do pensamento lógico-aristotélico quanto aos sofismas.
b)
A regra da síntese orienta a acolher como verdadeiro apenas aquilo que é evidente, deixando o conhecimento sensível para a fase da refutação das provas.
c)
A regra da síntese orienta prosseguir dos objetos mais complexos aos mais simples.
d)
Descartes propôs um novo método de investigação baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na matemática: evidência, análise, síntese, controle.
e)
A dúvida metódica permite reconhecer, por meio da experiência sensível, aquilo que possui existência real e pode ser estudado pela ciência.
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respondido por:
2
olha estudei isso e eu acho que a resposta certa é a A
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