O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que ‘ele se ponha em seu lugar’ ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência”.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 59-60.
Relacionando o que Paulo Freire nos diz sobre a relação professor-aluno à visão contida nos poemas homéricos sobre essa mesma relação, analise as afirmativas a seguir.
I. O educador deve acompanhar, seguir e guiar seus alunos.
II. O educador tem a função de nutrir e apoiar o aluno.
III. A relação deve ser com firmeza e sem proximidade maior.
IV. Apesar da cumplicidade presente nesta relação, o conflito existia.
Respostas
respondido por:
8
A afirmação que me parece mais condizente é a I.
respondido por:
0
Para Paulo Freire, o professor deveria ter como função conduzir o aluno no caminho do saber. Contudo, isso não é possível com uma relação firme e conflitos. Portanto, as assertivas corretas são a I e II.
Como deve ser a relação do professor com o aluno?
A relação entre professor e aluno deve ser caracterizada primeiramente pelo respeito um para com o outro. Nesse sentido, o professor deverá respeitar as dificuldades do discente, bem como seus questionamentos legítimos, para a permanência de um ambiente escolar saudável.
Aprenda mais sobre educação aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51226704
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás