Em novembro de 2015, todos assistiram atônitos a maior tragédia ambiental da história do Brasil e a maior do mundo envolvendo mineração, quando uma barragem de rejeitos de minério da empresa Samarco se rompeu no Rio Doce, na cidade de Mariana, Minas Gerais. Toneladas de rejeitos, principalmente ferro e sílica, foram despejadas no rio, causando a morte de milhares de animais, sobretudo peixes, como podemos conferir na figura abaixo.
Fonte: Commons Wikimedia, End of Aquatic Life, 2015. Licenciado sob CC BY-SA 4.0. Disponível em: . Acesso em 30 jul. de 2017.
Sabendo que ferro e sílica não são compostos tóxicos capazes de matar animais em uma curta faixa de tempo, assinale a alternativa que explica a cena acima.
Escolha uma:
a. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem metais pesados, faz com que o oxigênio dissolvido na água caia abruptamente, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado hipóxia.
b. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem metais pesados, faz com que o oxigênio dissolvido na água caia abruptamente, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado eutrofização.
c. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem agentes químicos, faz com que o gás carbônico dissolvido na água se eleve, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado eutrofização.
d. A presença desses rejeitos em grande quantidade, por serem agentes químicos, faz com que o gás carbônico dissolvido na água se eleve, facilitando a proliferação de organismos fotossintetizantes e ameaçando a sobrevivência de heterótrofos aeróbicos. Esse evento é denominado hipóxia.
e. A presença excessiva de matéria em suspensão proveniente da poluição acabou por favorecer a proliferação descontrolada de algas, que entram em decomposição e acabam por deteriorar ainda mais a qualidade ambiental da água. Esse efeito é denominado eutrofização.
Respostas
A alternativa E) é a corretas.
A poluição da água com excesso de material em suspensão podem causar diversos problemas, como a proliferação desenfreada das alga,s principalmente as superficiais, que podem bloquear a luz para o fundo do mar.
O ciclo natural da água não leva em consideração as ações do homem, de fato o ciclo natural da água consegue dar um jeito nas sujidades que aparecem naturalmente na água, mas quando ocorrem desastres como o rompimento de uma barragem ou a poluição, o ciclo é alterado e não consegue dar conta disso tudo.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A presença excessiva de matéria em suspensão proveniente da poluição acabou por favorecer a proliferação descontrolada de algas, que entram em decomposição e acabam por deteriorar ainda mais a qualidade ambiental da água. Esse efeito é denominado eutrofização.
Explicação:
Corrigido pelo ava