• Matéria: Português
  • Autor: fjcosta
  • Perguntado 9 anos atrás

A Educação Ambiental visa fomentar a mobilização e participação dos diversos agentes sociais presentes, no sentido resolver os problemas sanitários e ambientais vivenciados cotidianamente pelo conjunto da população. A Educação Ambiental pode ser vista como um processo de transformação do sujeito, que ao transformar-se, modifica seu entorno e vice-versa. A transformação dos sistemas sociais só é possível mediante a transformação dos seres humanos que os configuram. Os serviços de saneamento estão relacionados de forma indissociável à promoção da qualidade de vida, bem como ao processo de proteção dos ambientes naturais, em especial dos recursos hídricos. Nesse sentido, é imprescindível desenvolver ações educativas que possibilitem a compreensão sistêmica que a questão exige e estimular a participação popular, engajada e consciente, no enfrentamento dessa questão. O processo de educação ambiental em sua vertente transformadora acontece no momento em que a população, ao olhar de forma crítica para os aspectos que influenciam sua qualidade de vida, reflete sobre os fatores sociais, políticos e econômicos que originaram o atual panorama e busca atuar no seu enfrentamento.

Considerando a importância da temática “Educação Ambiental”, proponha duas ações educativas que venham a contribuir com a melhoria nos serviços de Saneamento Básico. Apresente argumentos que deem suporte a sua resposta.?  



Respostas

respondido por: nessaodecam
47
O artigo se propõe a relatar uma análise crítica de dois programas governamentais - os Programas de Educação em Saúde e Mobilização Social, da Fundação Nacional de Saúde, e de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento, do Ministério das Cidades. Os referidos programas visam apoiar ações educativas participativas e a mobilização social em projetos de saneamento. Promovendo uma reflexão sobre os conceitos relativos à participação, mobilização, controle social, educação em saúde e educação ambiental. Fazem considerações quanto às dificuldades, facilidades, avanços e desafios na implantação e na implementação dos programas quanto aos princípios fundamentais para prestação de serviços públicos de saneamento básico. Concluem que, para o desenvolvimento da Política Federal de Saneamento Básico, se faz necessário criar condições mediante iniciativas de participação, mobilização, controle social, educação em saúde e educação ambiental.
 
   

gustavopedracoli: Tendo em mente que as ações visam mobilizar a sociedade em projetos destinados a auxiliar no saneamento básico, podemos apontar em primeiro lugar a conscientização da população em não jogar lixo em ruas ou terrenos baldios, nem no meio ambiente, como em fundos de vale, rios, matas nativas... Outro ponto importante é a coleta seletiva, a reciclagem auxilia e muito na preservação do meio ambiente e na destinação adequada do lixo produzido em casas e em industrias, em vez de simplesmente jogar no l
gustavopedracoli: no lixo podemos reaproveitá-lo transformando em produtos úteis no dia a dia e diminuindo o consumo de matéria prima, mas para educação ambiental auxiliar na melhoria do saneamento básico é necessário criar uma consciência em toda população, mobilizando e realmente colocando em prática essas iniciativas.
Perguntas similares