• Matéria: Psicologia
  • Autor: angrizanisp6skeb
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a importância de classificar o Sistema Nervoso, seja seguindo critérios anatômicos, funcionais ou embriológicos?

Respostas

respondido por: TesrX
0

Olá.

 

Classificações são meios de selecionar e organizar o que deve estar em foco, por algum intuito específico. No caso de classificações do Sistema Nervoso, o intuito está em estudar, identificar e tratar os componentes deste.

 

Classificações anatômicas são usadas até hoje em estudos, identificação e tratamento de lesões no Sistema Nervoso (SN). É o meio mais fácil de nomear de forma “global” um certa parte do SN (tendo em vista que há um consenso sobre essa classificação). As divisões anatômicas também foram muito usadas em estudos localizacionistas da neuropsicologia, que colocavam que algumas funções estavam localizados em partes específicas do encéfalo.

 

Classificações funcionais são usadas até hoje em estudos, definições, diagnósticos e previsões de alterações no SN. Por exemplo, um psicólogo pode fazer um encaminhamento detalhado de um paciente com uma afasia específica apenas diagnosticando de sua maneira.

 

Classificações embriológicas são usadas até hoje para o estudo e análise do desenvolvimento do SN de humanos e outros animais, geralmente usando uma perspectiva evolucionista.

 

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Bons estudos.

Perguntas similares