Dada a equação da circunferência λ∶x²+y²+2 (3x-2y)=12, escreva-a na forma reduzida e, em seguida, determine qual(is) quadrante(s) contém pontos dessa circunferência
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Olá, boa tarde.
Para resolvermos esta questão de geometria analítica, devemos relembrar alguns detalhes.
A equação que temos no enunciado está na forma geral, mas devemos encontrar sua forma reduzida, para que possamos comparar e encontrar as coordenadas do centro e o raio.
Uma equação reduzida de circunferência tem a forma
, na qual são as coordenadas do centro e é o raio.
Temos a seguinte equação geral
Para torná-la reduzida, sigamos os seguintes passos:
Efetue a propriedade distributiva da multiplicação, a fim de retirar os termos de dentro dos parênteses
Agora, utilizaremos o método de completar quadrados. Ele consiste em somarmos quadrados perfeitos que, quando reorganizados na equação, dão origem a um trinômio quadrado perfeito que pode ser fatorado.
Lembre-se que trinômios quadrados perfeitos são aqueles da forma que quando fatorados, resultam em .
Para sabermos qual número somar, preste atenção nos termos de grau 1. Seus coeficientes se assemelham à forma dos trinômios, porém vemos que ele vale o dobro do original. Logo, somaremos o quadrado da metade deste coeficiente:
Some 9 e 4 em ambos os lados da equação
Reorganize e some os termos semelhantes
Fatore os trinômios e os quadrados perfeitos
Esta é a equação reduzida da circunferência. Comparando-a com a forma reduzida, descobrimos que seu centro está em e o raio mede .
Isto significa que seu centro pertence ao segundo quadrante. Como sua posição relativa aos eixos coordenados é menor que o seu raio, a circunferência contém pontos em todos os quadrantes.