O conceito de função social empresarial envolve a ideia de a lucro e somente ele não é mais a função prioritária da empresa. As empresas, hoje,incluem no seu rol da prioridade os reflexos de suas decisões perante a sociedade imcorporando o bem privado a utilização voltada a coletividade trazendo ao empresário a realização social e todos inclusive os seus colaboradores para alcançar o fim social.
Respostas
O conceito de função social empresarial, como todo conceito de função social, é controverso. Uma empresa deve ter uma função social? Uma casa deve ter uma função social? Quem determina isto?
No Brasil, tais noções estão positivadas na letra da Constituição Federal de 1988. A noção de função social, contudo, transcende o âmbito do direito e recai na esfera filosófica: é herdeira da "vontade geral" de Jean-Jacques Rousseau.
Rousseau elegia este ente abstrato chamado "vontade geral" para impor a voz da maioria - o do que parecesse ser maioria - ao governante e à sociedade. Trata-se de uma noção oposta à noção de "mão invisível do mercado", que Adam Smith expunha para explicar como o livre-mercado ajuda, pelo seu próprio mecanismo, à sociedade.
Trazendo aos dias de hoje, é politicamente correto dizer que o lucro não é mais a função prioritária da empresa. Há controvérsia, contudo. O pequeno empresário, que sustenta uma grande família com seu suor diário, certamente se preocupa mais com o lucro do que com a função social que sua empresa deve exercer.
Entra-se, assim, em conflito: a burocracia estatal, o marketing politicamente correto e o lobby de determinadas ongs, financias por grandes empresários, não raro impõe medidas aos empresários.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/28861456