• Matéria: História
  • Autor: mateus1708
  • Perguntado 8 anos atrás

as principais características de cada uma dessas formas de governo e o grupo que detinha o poder político em cada uma delas

foram quatro os principais regimes políticos que prevaleceram em Atenas a monarquia a aristocracia a tirania e a Democracia

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
175
Olá, tudo bem?

Estas 4 formas de poder político, todas presentes no texto A República, de Platão, foram os principais regimes políticos adotados em Atenas. A primeira delas a ser adotada na Grécia foi a monarquia.

A monarquia é definida pelo exercício do poder político centralizado nas mãos de uma única pessoa, o Rei. No caso ateniense, o rei era chamado de Basileus, e era apoiado por um grupo de anciãos e a sociedade era dividida em diferentes classes sociais (aristocratas, donos de terras, artesãos, estrangeiros e escravos)

Com o passar do tempo a monarquia foi perdendo força, e se formou um governo oligárquico. A oligarquia é definida como o governo nas mãos da elite econômica. Nesta forma de governo, apenas os cidadãos mais ricos possuem poder político, e as principais características da oligarquia ateniense foram a divisão dos poderes que antes estavam nas mãos do rei para as mãos de nove governantes, cada um responsável por uma função do Estado: militar, econômica, religiosa, jurídica, etc.

Depois da oligarquia veio a tirania. A tirania é caracterizada, também, como a concentração do poder político nas mãos de um indivíduo, e podemos diferenciá-la da monarquia, no caso de Atenas, pois a monarquia apoiava e era apoiada pelos aristocratas, enquanto que a tirania era contrária aos interesses dos aristocratas.

Por fim surgiu a democracia em Atenas. Nesta forma de governo o poder é exercido por aqueles que são considerados cidadãos (no caso de Atenas, homens livres). Esta definição ateniense, contudo, excluía as mulheres e os escravos. As principais características da democracia ateniense foram o aumento da autoridade do povo, a criação de leis que permitiam exilar cidadãos perigosos e a criação do Conselho dos 500.
Perguntas similares