• Matéria: Sociologia
  • Autor: thalytadnaftaly
  • Perguntado 8 anos atrás

O Código de Ética Profissional de 1986, se apoiou na tradição marxista, mas isto, não foi suficiente, pois não foi desenvolvido satisfatoriamente, em sua parte operacional e em seus pressupostos teóricos. Isto só ocorreria, no Código de 1993. O Código de 1986 negava os valores a-históricos, tinha a recusa do compromisso velado ou explícito com os poderes instituídos.

Neste contexto, julgue as informações a seguir.



I. O Código de Ética de 1986 caracterizou-se pelo rompimento e pela negação dos pressupostos dos profissionais tradicionais conservadores.

II. A categoria profissional posicionava-se, na revisão do Código de 1986, em prol da classe trabalhadora.

III. Os profissionais aproximam-se das concepções teóricas marxistas, em vistas do rompimento com as concepções conservadoras e pressupostos metafísicos.

É CORRETO o que se afirma em:

Escolha uma:
a. I e III, apenas.
b. I, II e III.
c. II e III, apenas.
d. I, apenas.
e. III, apenas.

Respostas

respondido por: ptricia
13
fiz e deu certo .I,II e III.
respondido por: claudianesimao12
0

Resposta:

Explicação:

A exterioridade da moral contrapõe-se à necessidade da interioridade, da adesão mais íntima. Portanto, o homem, em comunhão é herdeiro, cria e recria a cultura, e só terá uma vida moral se, diante da moral composta, for capaz de propor a uma nova moral.

Das alternativas abaixo qual define corretamente o que é a moral?

Alternativas:

   a)

   Reflexões do conjunto prático de ações do cotidiano.

   b)

   Conjunto de regras que definem como deve ser o comportamento.

   c)

   Estudo dos valores que regem os relacionamentos interpessoais e de como as pessoas se posicionam na vida.

   d)

   A disciplina filosófica que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.

   e)

   Conhecimento teórico sobre os valores humanos, transversal as profissões.

2)

O ser social no processo de produção e reprodução das relações sociais, a reprodução social reflete materialmente complexos sociais que alteraram as condições de sociabilidade e o modo de produção indispensável para a vida social. Constroem, assim, formas diferentes e mais complexas para atender as necessidades individuais e grupais. Nesse processo o trabalho se concretiza através da objetivação das projeções teleológicas, ou seja, para que possa realizar suas ações, o ser social estabelece finalidades que se propõe a realizar e para concretiza-la escolhe ou cria possibilidades de materialização dessas projeções. O pensamento da teoria social crítica diferencia o ser social dos animais, ao estabelecer que o homem tem a transcendência em transformar a própria natureza, de modo que ao transformá-la, modifica a si mesmo.

Em relação ao ser social, considere as afirmações a seguir:

I. O ser social se concretiza através da objetivação das projeções teleológicas, e estabelece finalidades.

II. O ser social é pensado somente por determinadas linhas do pensamento da teoria crítica.

III. O ser social é uma projeção do pensamento humano.

IV. O ser social é entendido, como um ser real, concreto, histórico e dialeticamente constituído na vida.

Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmações corretas:

Alternativas:

   a)

   II e III apenas.

   b)

   I, II e III.

   c)

   I, II e IV.

   d)

   I e IV apenas.

   e)

   I, II, III e IV.

3)

A produção e reprodução das relações sociais, com base nos entendimentos de alienação propostos por MARX, permitimos "dar luz" aos "vazios" da prática profissional. Para que isso possa ser compreendido, o significado social da profissão na sociedade capitalista participa da reprodução das relações de classe e do relacionamento contraditório entre elas.

Considerando o trecho apresentado como texto base, pode-se afirmar que a reprodução das relações sociais é a reprodução da(s):

Alternativas:

   a)

   relações sociais.

   b)

   vida social.

   c)

   individualidade.

   d)

   totalidade social.

   e)

   fragmentação da vida.

4)

A década de 1980, conhecida como "a década perdida", no âmbito econômico nacional e internacional, mas para o Serviço Social foi a década da construção do projeto profissional, originado pela renovação, pela politização dos profissionais e estudantes, no antes e no depois da ditadura militar, e ao movimento de reconceituação latino-americano. Este processo estava fortalecido pelas lutas democráticas e pela reorganização dos trabalhadores e dos movimentos sociais organizados.

Considerando o texto-base, com a Consolidação da Constituição Federal de 1988, entramos na década de 1990, em pleno processo de:

Alternativas:

   a)

   capitalismo cosmopolita.

   b)

   recessão.

   c)

   ampliação da industrialização.

   d)

   globalização neoliberal.

   e)

   desenvolvimento social.

5)

O Código de Ética Profissional de 1986, se apoiou na tradição marxista, mas isto, não foi suficiente, pois não foi desenvolvido satisfatoriamente, em sua parte operacional e em seus pressupostos teóricos. Isto só ocorreria, no Código de 1993. O Código de 1986 negava os valores a-históricos, tinha a recusa do compromisso velado ou explícito com os poderes instituídos.

Neste contexto, julgue as informações a seguir.

I. O Código de Ética de 1986 caracterizou-se pelo rompimento e pela negação dos pressupostos dos profissionais tradicionais conservadores.

II. A categoria profissional posicionava-se, na revisão do Código de 1986, em prol da classe trabalhadora.

III. Os profissionais aproximam-se das concepções teóricas marxistas, em vistas do rompimento com as concepções conservadoras e pressupostos metafísicos.

É CORRETO o que se afirma em:                                                

Alternativas:

   a)

   I, apenas.

   b)

   III, apenas.

   c)

   I e III, apenas.

   d)

   II e III, apenas.

   e)

   I, II e III.

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