• Matéria: História
  • Autor: cantrevalaura
  • Perguntado 6 anos atrás

O que pesou mais no processo de Independência do Brasil? Os fatores externos (Iluminismo, a crise do sistema colonial, invasão napoleônica em Portugal, os interesses econômicos da Inglaterra em uma nova área de comércio etc) ou os fatores internos ( fim do pacto colonial a partir da Abertura dos Portos (1808) desejo da elite em obter autonomia política, revoltas como as Conjurações Mineira e Baiana, novas mentalidades expressadas na Revolução Pernambucana (1817) por exemplo?

Respostas

respondido por: kauanyrosa24
1

Resposta:

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I.

A independência do Brasil foi declarada em 1822 e esse acontecimento está diretamente relacionado com eventos que foram iniciados em 1808, ano em que a família real portuguesa, fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudou-se para o Brasil.

A chegada da família real no Brasil ocasionou uma série de mudanças que contribuiu para o desenvolvimento comercial, econômico e, em última instância, possibilitou a independência do Brasil.

Com a chegada da família real, o Brasil experimentou, em seus grandes centros, um grande desenvolvimento resultado de uma série de medidas implementadas por D. João VI, rei de Portugal. Instalado no Rio de Janeiro, o rei português autorizou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitiu o comércio entre os brasileiros e os ingleses como medidas de destaque no âmbito econômico.

Perguntas similares