• Matéria: História
  • Autor: allanfreitasala
  • Perguntado 9 anos atrás

qual era a relaçao entre a politica do cafe com leite e a politica dos governadores

Respostas

respondido por: valeria
272
A política do café com leite era baseada na alternância de poder presidencial (de 4 em 4 anos) de candidatos paulistas (produtores de café) e mineiros (produtores de leite). Na base é isso. A política dos governadores foi pautada na "cooperação" dos governadores do pais com o governo central, ou seja, eles queriam se manter fortes, de forma que esses governadores também obtivessem apoio dos coronéis (coronelismo), enfim, essa rede de relações que se sustentavam na República Velha.
respondido por: EduardoPLopes
47

A Política do Café com Leite e  Política dos Governadores se relacionam como as duas partes principais do sistema político brasileiro posto em prática durante a República Velha.

A Política do Café com Leite era a "alternância" no Governo Federal somente entre as elites de São Paulo e Minas Gerais, de modo que de 1894 a 1930 o Brasil foi governado apenas por estes "partidos", enquanto que a Política dos Governadores foi a prática de apoio incondicional por parte do Governo Federal às elites locais em troca de "lealdade política".

Deste modo, o Governo Federal auxiliava na manutenção do poder local ao mesmo tempo em que estes poderes locais auxiliavam na eleição do poder federal, perpetuando um mecanismo de poder elitista e excludente.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/10578247

Anexos:
Perguntas similares