• Matéria: História
  • Autor: renataamarjesus
  • Perguntado 8 anos atrás

“Estas teorias chegaram ao Brasil no século XIX e reforçaram visões negativas acerca dos ameríndios e, em particular, dos africanos. Os últimos, considerados representantes de uma raça inferior, deveriam ser varridos do país, pois contaminaram a todos com seus maus costumes e hábitos. Era necessário purificar a população e, para isso, a migração de europeus foi vista como uma solução”: As relações étnico-raciais e direitos humanos: um assunto atual. Relações étnico-raciais e direitos

Respostas

respondido por: maarigibson
1

Olá, tudo bem?

Durante a colonização da América, no século XVI, vigoravam as teorias de inferioridade dos ameríndios, sendo “dever” dos europeus levar até eles a civilização, pois o fato de não possuírem rei, a mesma organização social e não seguirem a religião católica, supostamente tornava-os inferior.


O mesmo tipo de teoria foi utilizado para justificar a dominação da África no século XIX, mantendo políticas racistas, como o Apartheid, até o fim século XX. Dizia-se que o negro era considerado inferior, somente por ser negro.


Com o avanço tecnológico e as pesquisas de mapeamento do genoma humano, foi possível constatar que a origem de todos os seres humanos é a mesma, com praticamente o mesmo código genético, com poucas diferenças. Isso contribuiu para a visão de que somos todos iguais.


Espero ter ajudado

Perguntas similares