• Matéria: ENEM
  • Autor: cibellysilva9462
  • Perguntado 8 anos atrás

Texto I Todo prazer e todo sofrimento possuem uma espécie de cravo com o qual pregam a alma ao corpo, fazendo, assim, com que ela se torne material e passe a julgar a verdade das coisas conforme as indicações do corpo. E pelo fato de se conformar a alma ao corpo em seus juízos e comprazer-se nos mesmos objetivos, necessariamente deve produzir-se em ambos, segundo penso, uma conformidade de tendências assim como também uma conformidade de hábitos. Pois bem, aí estão os motivos pelos quais os que, no exato sentido da palavra, se ocupam com a filosofia permanecem afastados de todos os desejos corporais sem exceção, mantendo uma atitude firme e não se entregando às suas solicitações. PLATÃO. Fédon São Paulo: Abril Cultural. 19S7 'adaptado). Texto II Essa arte de transfiguração é justamente filosofia. Nós, filósofos, não temos a liberdade de separar entre alma e corpo, como o povo separa, e menos ainda temos a liberdade de separar entre alma e espírito. Não somos rãs pensantes, nem aparelhos de objetivação e máquinas registradoras com vísceras congeladas — temos constantemente de parir nossos pensamentos de nossa dor e maternalmente transmitir-lhes tudo o que temos em nós de sangue, coração, fogo, prazer, paixão, tormento, consciência, destino, fatalidade. Viver — assim se chama para nós, transmudar constantemente tudo o que nós somos em luz e chama; e também tudo o que nos atinge; não podemos fazer de outro modo. NIETZSCHE. F. A gaia ciência. São Paulo: Abril Cultural. 1974. Com relação ao pensamento de Platão expresso no texto I, Nietzsche expõe O a) um chamado aos filósofos a se afastarem dos equívocos das paixões. O b) um aprofundamento da importância do puro pensamento desinteressado. O c) uma promoção da tradição platônica ao se recusar a proeminência da dialética. O d) uma preferência ao raciocínio lógico com vistas a entender melhor o corpo humano. O e) uma inversão da importância do corpo, entendendo este como matriz da reflexão filosófica.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
0
Alternativa A

Em uma profunda análise de ambos os textos podemos analisar que o primeiro texto, relacionado ao pensamento de Platão temos as seguinte afirmação " Pois bem aí está o sentido pelos quais os que, no exato sentido da palavra, se ocupam com a filosofia e permanecem afastados de todos os desejos corporais sem exceção..." Claramente podemos observar nesta afirmativa que o pensamento deve dominar o corpo, libertando-se de todos os seus desejos, que não advém da alma, mas sim do corpo, o que é confirmando pela afirmação de Nieztche em seu texto no seguinte trecho " temos constantemente de parir nossos pensamentos de nossa dor " ou seja, separar nossos pensamentos de nossa dor. e também pode ser observada na seguinte afirmação " transmudar constantemente tudo o que nós somos em chamas e luz " .
Diante deste contexto, é correto afirmar que é preciso estar atento aos sentimentos, as paixões, mesmo estando presentes em nosso corpo físico, elas podem nos levar a pensamentos, ideias e ações equivocadas.
Perguntas similares