A arte renascentista passa por inúmeros anos. Assim, parte do Renascimento recebe o nome, pelos italianos, de “Trecento”; já para os fins do século XV, chamaram de “Quattrocento”, e o último período que se inicia no século XVI intitulou-se “Cinquecento”.
GOMBRICH, E. H. A história da Arte. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.
Devido ao extenso período de tempo em ascensão, o Renascimento é dividido em fases: Trecento, Quattrocento e Cinquecento. Com relação a elas, considere as afirmativas a seguir:
I. O Trecento aconteceu no século XlV e foi um período de mudança da cultura medieval para a cultura renascentista. Mesclava sentimentos, características físicas e comportamentos da vida humana com a religiosidade.
II. No Cinquecento, houve, também, a expansão do Renascimento para outros países da Europa: Holanda, Espanha, Portugal, França e Alemanha.
III. No Quattrocento, era possível perceber fortemente os aspectos da cultura greco-romana e do paganismo, caracterizados pela mitologia e personagens da literatura clássica. Além disso, acontecia o mecenato.
IV. Houve, no período do Cinquecento, uma preocupação com a concepção do indivíduo bem formado e educado, que usasse com perfeição as técnicas artísticas. Essa característica é a marca dessa fase e ocorreu apenas no Cinquecento.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
15
A alternativa 3 é a correta
respondido por:
10
Resposta:
Alternativa 3 - I, II e III
Explicação:
página 57 do livro
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás