• Matéria: Geografia
  • Autor: depaulohistoria6321
  • Perguntado 8 anos atrás

Q Leia o texto a seguir e responda às questões. "Militares brasileiros realizaram pela primeira vez o reconhecimento de uma área na fronteira do Brasil com o Suriname e a Guiana considerada até então desconhecida pelos órgãos públicos. Segundo o general Eduardo Villas Bôas, comandante militar da Amazônia, o levantamento ocorreu devido ao 'grande desconhecimento' da região ao norte do Rio Trombetas, no Pará, e na tríplice fronteira. [...] As coordenadas exatas não são divulgadas por questões estratégicas, pois nos locais o Exército pretende implantar futuramente novos pelotões de fronteira. No total, a área percorrida tem 400 quilômetros de extensão na fronteira do Pará com Suriname e Guiana, segundo o coronel André Lúcio. 'Em localidades que imagens de satélite e mapas apontavam como sendo habitadas por tribos, não encontramos nada. Também descobrimos pequenas pistas de pouso próximas a terras indígenas, que podem ser usadas por garimpeiros', disse.Ao localizar pequenos grupos de indígenas, os militares desciam de rapei na mata e passavam alguns dias na localidade coletando dados. Foram descobertos pontos de tráfico ilícito de dois pássaros silvestres - curió e bicudo - e duas trilhas clandestinas que levam brasileiros para o trabalho ilegal em minas do lado surinamês, uma delas cruzando terras indígenas. Duas aldeias, do outro lado da fronteira, são a porta de entrada para os garimpeiros - uma maior, a cinco dias da linha que separa os dois países, c outra menor, a apenas seis horas de caminhada do Brasil. Os dados coletados pela tropa serão compilados em um relatório que será repassado para diversos órgãos públicos, como Funai (Fundação nacional do índio) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que tem interesse em saber o que ocorre na área, informou o general Villas Boas." [...] Fonte: STOCHERO.Tahiane. Exército explora area no fronteira onde 'nurtco hovio pisado ontes'. G1 24 maio 2012. Dijponivcl em: . Acesso em: no,'. 2014. a) Por que ainda há áreas de fronteira, principal - mente na Amazônia, que são consideradas até então desconhecidas? b) Trilhas clandestinas que levam garimpeiros brasileiros ilegalmente ao Suriname e à Guiana Francesa têm sido uma grande preocupação das autoridades brasileiras que não conseguem coibir esse tráfego. Cite razões para isso.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
78
Olá,

a) Porque a faixa de fronteira da Amazônia é muito grande e a mata é muito fechado, não há pessoas para verificar todos os possíveis pontos de fronteira, e quando descobrem uma os contrabandistas já encontraram outras duas, o que faz que isso tenha que ser um trabalho constante.

b) Porque tem tipo uma grande entrada de imigrantes neste ponto, e também uma grande quantidade de contrabandistas que buscam animais brasileiros e levam para a venda ilegal em outros países e isso está crescimento a ponto de diminuir muito as espécies.
Perguntas similares