Respostas
respondido por:
1
02
março
6 técnicas de como melhorar o manejo no período de seca
2 De Março De 2017
Dentro Dicas
De Floema
As tendências para os próximos meses indicam que as chuvas devem cessar e a seca deve causar muitos prejuízos à produção cafeeira. Diante destas circunstâncias, os cafeicultores devem estar atentos com relação às práticas mais adequadas que podem ser adotadas na plantação.
1 – Solo protegido
A proteção do solo continua sendo uma das práticas mais necessárias. O cafeicultor deve manter o solo coberto o máximo possível, fazendo a roçada para manter o mato baixo. O controle do mato é uma técnica extremamente sustentável, que ajuda a manter a umidade do solo e o fornecimento de matéria orgânica à planta.
2 – Irrigação
Produtores que possuem lavouras irrigadas devem aproveitar o momento para fazer o melhor manejo possível da irrigação. Além de definir adequadamente a quantidade de água que será disponibilizada às plantas, é necessário ajustar o intervalo entre uma irrigação e outra. Ao estabelecer quando e em quanto tempo será acionado o sistema de irrigação, o cafeicultor propicia o melhor crescimento de planta, frutos e grãos. Além disso, economiza-se água e energia elétrica. Isso porque os cálculos levam em consideração expectativa de chuva, temperatura, tipo de solo, estágio de desenvolvimento e potencial de produção da planta. Dessa forma o cafeicultor só aciona o sistema de irrigação quando necessário e durante o período exigido pela lavoura, sem desperdícios, contribuindo assim, para a sustentabilidade da atividade.
3 – Poda correta
Para as lavouras que receberam a poda, deve ser dada atenção especial ao momento e à forma de desbrota. Com a seca, o desenvolvimento dos brotos pode ser prejudicado. Mas é preciso vigilância constante, para não passar da hora: a desbrota deve ser feita quando o broto tiver entre 10 cm e 20 cm, cuidadosamente. Deve-se deixar de 3 a 4 brotos na planta, dependendo do espaçamento. Os brotos que permanecerem no pé de café devem estar bem distribuídos, localizados na parte inferior e externa do caule.
4 – Adubação do cafezal
O produtor pode aproveitar o momento para planejar a adubação do cafezal, após a análise de solo e folha. Para isso, é imprescindível que o solo esteja com boa umidade. O ideal é aplicar adubo, químico ou orgânico, após chuva de boa intensidade ou irrigação. O solo molhado permite o deslocamento dos nutrientes até as raízes e sua adequada absorção. Aplicar adubo com o solo seco é desperdício: os nutrientes não são aproveitados pela planta e o produtor acaba tendo prejuízo.
5 – Monitoramento de pragas
Recomenda-se também o monitoramento constante de pragas e doenças, onde são problemas potenciais que podem manifestar com maior ou menor intensidade nestas condições. Dependendo do resultado do monitoramento, o produtor avalia se há necessidade de controle. Isso porque, com a seca, a incidência de algumas pragas e doenças pode diminuir, e não há necessidade de aplicação de defensivos.
6 – Equilíbrio Nutricional
O equilíbrio ou balanço nutricional de todos nutrientes e fundamental, pois um elemento desbalanceado pode limitar os demais, esse equilíbrio pode ser um grande aliado dá planta, principalmente no controle de algumas doenças no cafezal, onde sua deficiência limita a resistência e o crescimento dá planta sendo assim mais propício e entrada dá doença e consequentemente queima de reserva de energia dá planta.
A adoção destas técnicas é fundamental para uma melhor convivência com a seca, garantindo bons resultados na lavoura. Para obter mais orientações procure um de nossos representantes
ESPERO Q AJUDE,BONS ESTUDOS!
minegamesasanop7hz6e:
Isso não tem a haver com o que eu preciso :-: mas vlw por tentar
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás