Deixando cair uma bola de chumbo do alto do mastro de um navio que esteja parado, marcando o lugar onde ela bate, que é próximo à base do mastro; mas, se do mesmo lugar deixa-se cair a mesma bola, quando o navio estiver em movimento uniforme, sua batida será afastada da outra por tanto espaço quanto o navio adiantou-se durante o tempo da queda do chumbo.
De acordo com seus conhecimentos de física sobre trajetória, a afirmação está correta? Justifique.
Respostas
Desta forma a componente horizontal da velocidade se conserva durante queda.
Ou seja, apesar da bola cair, ela acompanha por inércia o deslocamento lateral no navio, caindo na mesma posição que cairia se o navio estivesse em repouso.
Abraço
Não, a afirmação não está correta, porque, caso o navio esteja em movimento horizontal, a bola de chumbo também apresenta o mesmo componente horizontal da velocidade do navio. Assim, ao cair do mastro, pela inércia, ela cai no mesmo local que cairia caso o navio estivesse em repouso.
Inércia e velocidade relativa
No caso de um navio que se movimenta em direção horizontal, é possível afirmar que todos os componentes que se encontram dentro dele apresenta a mesma velocidade. Logo, a bola de chumbo, ao se encontrar no alto de um mastro, encontra-se em repouso em relação ao navio.
Nesse sentido, caso a bola de chumbo caia do alto do mastro, ela continua apresentando a mesma velocidade horizontal que já apresentava, a qual é a mesma do navio. Isso se deve ao princípio da inércia, que diz que todo corpo tende a permanecer em movimento ou em repouso caso o somatório de forças aplicadas sobre ele seja nulo. No caso da queda, apenas a velocidade vertical (força peso) que varia.
Outra questão sobre inércia:
https://brainly.com.br/tarefa/338391
#SPJ2