A tendência central é um valor central ou um valor típico para uma distribuição de probabilidade. É ocasionalmente chamado de média ou apenas o centro da distribuição. As medidas mais comuns de tendência central são a média aritmética, a mediana e a moda. Uma tendência central pode ser calculada para um conjunto finito de valores ou para uma distribuição teórica, como a distribuição normal.
Na estatística, a dispersão, também chamada de variabilidade, dispersão ou propagação, é a medida em que uma distribuição é esticada ou espremida. Exemplos comuns de medidas de dispersão estatística são a variância, desvio padrão e intervalo interquartil. A dispersão contrasta com a localização ou tendência central, e juntas são as propriedades mais utilizadas das distribuições. Uma medida de dispersão estatística é um número real não negativo que é zero se todos os dados são iguais e aumenta à medida que os dados se tornam mais diversos. A maioria das medidas de dispersão tem as mesmas unidades que a quantidade a ser medida. Em outras palavras, se as medições são em metros ou segundos, assim é a medida de dispersão.
Na estatística vários índices são utilizados para descrever um conjunto de dados correspondente à sua tendência central ou dispersão que são as propriedades mais importantes que determinam a forma relativa da distribuição de um conjunto de dados.Portanto, gostaríamos de saber qual é a diferença entre tendência central e dispersão?
Respostas
respondido por:
7
Boa tarde
tendência central , media, moda , mediana
dispersão variança, desvio padrão
tendência central , media, moda , mediana
dispersão variança, desvio padrão
kikohalison:
alguem que possa me ajudar na discursiva
Desta forma, tais informações são insuficientes para caracterizar um conjunto de valores, sendo necessária a utilização das medidas de tendência de dispersão, das quais tem como objetivo encontrar um valor que resuma a variabilidade dos dados.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás