• Matéria: Psicologia
  • Autor: RYBAS
  • Perguntado 8 anos atrás

A entrevista de avaliação tem como “[...] objetivo essencial iniciar um diálogo entre que ajude o funcionário a aprimorar seu desempenho, fazendo com que seja um participante ativo na discussão. Tal participação está fortemente relacionada com a satisfação do funcionário com o feedback da avaliação” (BOHLANDER; SNELL, 2015, p. 366). Ser avaliado geralmente preocupa. Isto porque desde pequenos, somos avaliados por nossos pais e familiares no ambiente familiar e posteriormente, na escola, por nossos professores. Porém, a palavra “avaliação” parece ter uma conotação negativa, carregando o estigma de bronca ou critica destrutiva. Para desmistificar este conceito carregado de representações negativas, podemos lançar mão de definições sobre as criticas construtivas e destrutivas. Assim, com base nesta informação, simule um diálogo de uma situação de feedback entre um gestor e um colaborador, utilizando os dois tipos de critica: construtiva e destrutiva, pontuando os possíveis resultados de cada uma

Respostas

respondido por: kacauchan
62
Olá!!

Vamos analisar cada uma separadamente:

Critica Construtiva: É aquela que possui a finalidade de fazer com que o individuo perceba onde está falhando e tenha a oportunidade de melhorar. Fazendo assim seu desempenho crescer. Por exemplo, o gestor diz que o colaborador sabe construir e organizar uma planilha no Excel de maneira excelente, porém sempre está errando nas formulas que devem ser usadas, e que seria interessante ele assistir um curso especifico sobre o "Uso de formulas para Excel". Então isso faria com que o colaborador tivesse vontade de melhorar suas habilidades.

Critica Destrutiva: Ao contrario da Construtiva que quer fazer com que o individuo evolua, a Destrutiva faz apenas denegrir mais o indivíduo, não o ajudando em nada. Por exemplo, o gestor diz para o colaborador que ele faz todo o trabalho errado, que nunca nada está certo, mas também não diz exatamente o ponto em que esse funcionário está falhando.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
respondido por: Leticia140778
2

A avaliação é um meio dos profissionais identificarem aspectos que devem ser melhorados, assim como vislumbrar os próximos passos para que os objetivos perseguidos sejam alcançando.

A avaliação construtiva e destrutiva

Há uma diferença na forma de se expressa em relação à avaliação, ou seja, quando se está no caminho certo identifica-se que não é preciso mudar a rota, mas tentar alcançar novos desafios.

Porém, quando é identificado um erro é necessário modificar o modo como se está agindo. A maneira que o supervisor ou um chefe se expressa faz toda a diferença em relação à construção de um novo caminho de forma motivada ou a busca sem vontade por novas formas de resolver o problema.

Exemplos de avaliação construtiva e destrutiva

Avaliação construtiva: O chefe percebe o erro juntamente com o funcionário e diz. Vamos juntos procurar uma solução. Vamos rever todo o trajeto percorrido e perceber onde o caminho foi modificado.

Avaliação destrutiva: O chefe percebe que houve um erro e diz ao funcionário: Faça tudo novamente que isso está errado.

É perceptível quando uma avaliação impulsiona o funcionário, motivando-o  a melhorar e quando uma avaliação faz com que o funcionário questione sua própria capacidade. Quando mais baixo estima esse funcionário se apropriar pior será seu rendimento e as respostas positivas a empresa.

Saiba mais sobre a avaliação construtiva e destrutiva em:

https://brainly.com.br/tarefa/51763187

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares