• Matéria: História
  • Autor: vinime1
  • Perguntado 8 anos atrás

explique sobre hégia

Respostas

respondido por: pangomez41p7ccru
5
Hégira (Hijra, هِجْرَة) foi o episódio da fuga de Maomé e seus partidários da cidade de Meca para Iatreb, em 622 da Era Cristã. As causas de tal fuga foram as perseguições sofridas por eles em Meca. 

A elite coraixita comerciante (tribo da qual provém o próprio Maomé), que havia fundado Meca e que controlava a economia, perseguiu o profeta e seus seguidores porque o monoteísmo e a condenação à idolatria eram uma ameaça às intensas atividades comerciais que se davam na cidade. A Caaba (“O Cubo”) era um centro importante, pois atraía peregrinos de diversos locais. O politeísmo era difundido e a idolatria era também uma fonte de lucro. 

Portanto, a condenação à idolatria e o monoteísmo do Islã seriam prejudiciais ao comércio mequense controlado pelos coraixitas. Então, perseguidos, Maomé e seus companheiros foram para Iatrib (que depois passou a chamar-se Medina). Lá o profeta fez uma importante reforma social (comunidade muçulmana, Ummah), constituindo alianças e unindo as tribos locais. Muitos se converteram, e a tolerância era praticada em relação aos dhimmis (“povos do livro”: judeus e cristãos monoteístas). Sob o comando político, religioso e militar de Maomé, conquistaram Meca. 

Depois da morte do profeta, que não deixou sucessores, ocorreram divergências, mas o Islã continuou se expandindo. Conquistaram a Pérsia, Bizâncio, a Península Ibérica, o Norte da África, entre outras regiões. Por fim, o Islã passou a controlar as principais rotas mediterrânicas
Perguntas similares