(Uftm 2012) Em um experimento, que buscava encontrar a solução ideal para atuar como soro fisiológico, hemácias humanas foram adicionadas em quatro tubos de ensaio (1, 2, 3 e 4) contendo diferentes concentrações salinas. Após determinado intervalo de tempo, as células foram analisadas e as variações do volume foram indicadas em um gráfico.
Suponha que as concentrações internas de células vegetais e de hemácias sejam iguais e que fossem utilizadas células vegetais no tubo 1, no lugar de hemácias. Explique o que ocorreria com o volume vacuolar das células vegetais e por que elas não sofreriam lise celular.
Respostas
Olá!!
a) A curva 3, pois observa-se que a curva manteve-se todo o tempo constante sem variação alguma indicando que a solução componente do soro fisiológico deve ser isotônica em relação ao conteúdo das hemácias. Por isso após o contato da solução com as hemácias não houve alteração de volume.
b) Esse volume vacuolar das células vegetais iria aumenta por conta do ganho osmótico de água, porém essas células não sofrerão lise celular, pois possuem uma parede celulósica que impede o seu rompimento.
Espero ter ajudado!!!
Resposta:
a) Curva 3. A solução do soro fisiológico utilizado deve ter a mesma concentração do conteúdo das hemácias (isotônica). Por essa razão, os glóbulos vermelhos, em contato com essa solução, não mudam de volume.
b) O volume vacuolar das células vegetais aumenta porque há um ganho de água por osmose. Não ocorre a lise porque as células vegetais têm a parede celular celulósica, a qual impede o rompimento celular.