• Matéria: Filosofia
  • Autor: soniakempf123
  • Perguntado 8 anos atrás

AForam preocupações com a falta de rigor das ciências que levaram o filósofo alemão Husserl a propor que a Filosofia fosse o estudo e o conhecimento rigoroso da possibilidade do próprio conhecimento científico, examinando os fundamentos, os métodos e os resultados das ciências. Foram também preocupações como essas que levaram filósofos como Bertrand Russel e Quine a estudar a linguagem científica, a discutir os problemas lógicos das ciências e a mostrar os paradoxos e os limites do:
a) Conhecimento científico.
b) Conhecimento filosófico.
c) Método cartesiano.
d) Raciocínio

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
15
Olá, tudo bem?

Uma das principais preocupações dos autores fenomenologistas, escola ou método filosófico fundado por Husserl, era justamente mostrar os limites do conhecimento específico, ou seja, os limites do conhecimento científico.

Eles não pretendiam demonstrar os limites do raciocínio, posto que, apesar de limitado, compreende toda a nossa capacidade de investigação. Também pouco se preocupavam com o método cartesiano, já um tanto quanto fora de moda no século XIX.

Acreditavam, também, que o conhecimento filosófico era limitado em sua capacidade de dizer o real, mas gigante em sua capacidade de descobrir possibilidades, de modo que a sua limitação não era o objeto principal de estudo.

Com isto em mente, precisamos afirmar que a alternativa correta é a A.
Perguntas similares